Entendemos que a Astronomia possui um caráter motivacional e também possibilita inovações nas práticas de ensino. Esta motivação para estudar Ciências é importante para criar um ambiente agradável para o desenvolvimento da aprendizagem. É neste sentido que entendemos inovação, não apenas nos aspectos tecnológicos, mas também na inserção de novas práticas pedagógicas, mesmo sob mídias tradicionais (quadro e giz, por exemplo). Com isso, no dia 20 de maio de 2017, deu-se inicio as atividades com alunos das escolas publicas da zona urbana e rural do município de Tavares-PB. O trabalho procurou que as atividades que estavam sendo desenvolvidas, fossem de forma dinâmica e inclusiva, onde todos os alunos pudessem e tivessem interesse em participar das atividades. As atividades foram desenvolvidas em formas de oficinas, jogos, brincadeiras, observações, debates, expressões artísticas e competições. O trabalho foi desenvolvido com alunos de faixa etária de 5 a 16 anos, do 2° ano do ensino infantil até o 9º ano do ensino fundamental, com um total em média de 250 alunos da zona urbana e 100 da zona rural. Com o principal objetivo de realçar para as crianças das escolas públicas (rurais e urbanas) do referido município, desde o início da sua carreira acadêmica o fascinante mundo da Astronomia, de forma lúdica e simples, com o intuito de despertar e estimular as crianças o interesse e a curiosidade pelo extraordinário ramo da astronomia. Falar sobre astronomia atrai a atenção e curiosidade dos alunos, facilitando seu processo de ensino-aprendizagem. O trabalho também teve o objetivo de divulgar e incentivar a participação dos referidos alunos a sua participação na OBA/MOBFOG, o que foi identificado uma carência total da participação dos alunos do referido município, onde os mesmos nunca participaram de ambos eventos.
Foram desenvolvidas atividades como: reconhecimento dos planetas do sistema solar; atividades desenvolvidas como pinturas, modelamento dos planetas com massinha de modelar; construção de foguetes. As atividades que foram desenvolvidas tinham duração em média de 4 horas por dia, procuramos juntar as turmas que tinham o mesmo grau escolar, para facilitar mais o nosso trabalho.