AQUINO, Rafael Santos De et al.. Ensino de ciências numa horta escolar. Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43105>. Acesso em: 24/11/2024 23:16
O desinteresse estudantil em diversas disciplinas, sobretudo, no que concerne ao Ensino de Ciências na Escola Pública Estadual Torquato de Castro em Camaragibe-PE, fez-nos refletir sobre algumas possíveis causas referentes a problemas de ensino aprendizagem como a exaustiva rotina de aulas e metodologias – por vezes – tradicionais atreladas à própria história do ensino no Brasil. Em defesa de que as atividades educacionais não se devem restringir apenas a metodologias mecanicistas, consequentemente, a escola que se propõe a elaborar atividades diferenciadas atreladas ao seu funcionamento regular possibilita incomensuráveis ganhos pedagógicos. Nessa perspectiva, foi planejada uma proposta didática interdisciplinar que visou a reconstrução de uma horta escolar com o objetivo de viabilizar a compreensão de diversos conceitos do mundo das Ciências tornando-os mais próximos da realidade do estudante.