Resumo
O presente artigo apresenta um estudo teórico, com base numa pesquisa bibliográfica, que teve por objetivo investigar a participação da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio e a importância de sua inserção na construção do conhecimento em sala de aula. Desde muito, encontramos referência à Interdisciplinaridade nas políticas públicas da Educação Brasileira. Para essa finalidade, a pesquisa valeu-se da contribuição de estudiosos que tratam acerca da Interdisciplinaridade e da Formação Docente no âmbito da Educação, ampliando, assim, a interação entre professores e alunos sem perder a especificidade da temática em estudo. A Interdisciplinaridade, de um modo geral, ainda se constitui em um conceito polivalente quanto ao campo de sua emergência de sentido e às aplicações práticas de suas apostas. A Interdisciplinaridade, como o próprio conceito recomenda, não anula as disciplinas, mas pede que as mesmas dialoguem entre si numa perspectiva educacional em busca de inovação. Essa pesquisa marcou fortemente a intenção que tivemos, que, desde então, põe as questões da Interdisciplinaridade em permanente discussão e revisão, com o propósito de construir-lhe um conceito e, principalmente, pensá-la como atitude pedagógica, comprometida em superar a fragmentação do conhecimento escolar.