As escolas públicas possuem um ensino tradicional e sem inovação nas aulas teóricas, por falta de recursos e disposição dos professores para dinamizar as aulas. A disciplina de física está inserida nesse contexto e acaba desmotivando os alunos. Para que essa realidade seja mudada é possível que o professor utilize sucatas de placas eletrônicas para ensinar conteúdos que estejam relacionados com resistores e eletricidade, a partir de um dispositivo tecnológico chamado resistor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar processos de aprendizagem que incorpore sucata de placas eletrônicas no ensino de resistores e eletricidade no ensino fundamental de escolas públicas, atendo aos critérios da Taxonomia de Bloom e o espírito científico de Bachellard. A metodologia da pesquisa está pautada na revisão bibliográfica e busca identificar as contribuições científicas que enriqueçam o projeto. O referido dispositivo eletrônico poderá ser de fácil aceitação por parte dos alunos tendo em vista o interesse e curiosidade causados por temas como energia elétrica, corrente elétrica, lâmpadas elétricas e demais aparelhos industriais que funcionam à base de energia elétrica.