A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43463 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 354 "titulo" => "A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL" "resumo" => """ A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL\r\n \r\n Resumo\r\n \r\n O presente artigo descreve uma proposta de intervenção didática cujo objetivo foi apresentar práticas sociais de leitura com o intuito de possibilitar o letramento para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Trata-se de um estudo componente da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e caracteriza-se como uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, o qual enfatiza a construção de sentido na leitura textos publicitários impressos multimodais. Como fundamentação teórica, valemo-nos dos estudos de Rojo (2012), Street (2012). Metodologicamente, adotamos o modelo de sequências didáticas (SD), de Dolz e Schneuwly (2004) sob o enfoque teórico-metodológico denominado Gramática do Design Visual (GDV), dos autores e Kress e van Leeuwen (1996). Resultados revelam que os sujeitos participantes (SP) passaram a considerar todos os modos envolvidos na constituição dos textos no momento da leitura.\r\n Palavras-chave: textos publicitários; letramentos; letramento visual. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "TEXTOS PUBLICITÁRIOS, LETRAMENTOS, LETRAMENTO VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA7_ID354_18042018185753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ OSMAR RIOS MACEDO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "zeosmarzinho@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43463 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 354 "titulo" => "A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL" "resumo" => """ A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL\r\n \r\n Resumo\r\n \r\n O presente artigo descreve uma proposta de intervenção didática cujo objetivo foi apresentar práticas sociais de leitura com o intuito de possibilitar o letramento para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Trata-se de um estudo componente da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e caracteriza-se como uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, o qual enfatiza a construção de sentido na leitura textos publicitários impressos multimodais. Como fundamentação teórica, valemo-nos dos estudos de Rojo (2012), Street (2012). Metodologicamente, adotamos o modelo de sequências didáticas (SD), de Dolz e Schneuwly (2004) sob o enfoque teórico-metodológico denominado Gramática do Design Visual (GDV), dos autores e Kress e van Leeuwen (1996). Resultados revelam que os sujeitos participantes (SP) passaram a considerar todos os modos envolvidos na constituição dos textos no momento da leitura.\r\n Palavras-chave: textos publicitários; letramentos; letramento visual. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "TEXTOS PUBLICITÁRIOS, LETRAMENTOS, LETRAMENTO VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA7_ID354_18042018185753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ OSMAR RIOS MACEDO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "zeosmarzinho@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }