BONS EXPECTADORES, FUTUROS LEITORES: A APRESENTAÇÃO E INSERÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AO MUNDO LITERÁRIO POR MEIO DE FILMES E SÉRIES
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43497 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 556 "titulo" => "BONS EXPECTADORES, FUTUROS LEITORES: A APRESENTAÇÃO E INSERÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AO MUNDO LITERÁRIO POR MEIO DE FILMES E SÉRIES" "resumo" => "É visível o fascínio das crianças e jovens por filmes e séries que tenham em seu enredo o imaginário e fantástico, na atualidade a produção cinematográfica age com veracidade em produções que satisfaçam esse público. Alice no País das Maravilhas, Chapéuzinho Vermelho, entre outros, são exemplo de obras que foram adaptadas para o cinema e se encontram englobadas em diversas séries televisivas como Once Upon na Time, Grimm, etc. Todavia, enquanto o cinematográfico ganha força, o literário perde espaço e adeptos, havendo um declínio na busca e leitura de obras literárias. O presente artigo tem como foco apresentar um relato de experiência a partir de resultados obtidos em observações e intervenções realizadas com crianças e adolescentes que frequentam oficinas de socialização no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na cidade de Guarabira, Paraíba. Tendo como intencionalidade utilizar-se de filmes e séries como suporte para introdução e incentivo a leitura. Como suporte teórico bibliográfico utilizou-se Nóvoa (2000), Almeida (2010), Fantin (2006), entre outros. O intento é levar o texto escrito até crianças e jovens, fazendo com que a leitura seja integrada ao cotídiano das mesmas, além de garantir a liberdade necessária para que a leitura seja feita por prazer e não por imposição. Este trabalho, além de fazer uma reflexão sobre a utilização da vivência como ferramenta de ensino, vislumbra a literatura como ferramenta de socialização e integração de crianças e jovens que vivem em risco de vulnerabilidade social, utilizando-se do gênero fantástico para inspirá-los." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS, LITERATURA, INCENTIVO A LEITURA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID556_21052018215429.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MASENILDO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MASENILDO" "autor_email" => "masenildo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43497 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 556 "titulo" => "BONS EXPECTADORES, FUTUROS LEITORES: A APRESENTAÇÃO E INSERÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AO MUNDO LITERÁRIO POR MEIO DE FILMES E SÉRIES" "resumo" => "É visível o fascínio das crianças e jovens por filmes e séries que tenham em seu enredo o imaginário e fantástico, na atualidade a produção cinematográfica age com veracidade em produções que satisfaçam esse público. Alice no País das Maravilhas, Chapéuzinho Vermelho, entre outros, são exemplo de obras que foram adaptadas para o cinema e se encontram englobadas em diversas séries televisivas como Once Upon na Time, Grimm, etc. Todavia, enquanto o cinematográfico ganha força, o literário perde espaço e adeptos, havendo um declínio na busca e leitura de obras literárias. O presente artigo tem como foco apresentar um relato de experiência a partir de resultados obtidos em observações e intervenções realizadas com crianças e adolescentes que frequentam oficinas de socialização no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na cidade de Guarabira, Paraíba. Tendo como intencionalidade utilizar-se de filmes e séries como suporte para introdução e incentivo a leitura. Como suporte teórico bibliográfico utilizou-se Nóvoa (2000), Almeida (2010), Fantin (2006), entre outros. O intento é levar o texto escrito até crianças e jovens, fazendo com que a leitura seja integrada ao cotídiano das mesmas, além de garantir a liberdade necessária para que a leitura seja feita por prazer e não por imposição. Este trabalho, além de fazer uma reflexão sobre a utilização da vivência como ferramenta de ensino, vislumbra a literatura como ferramenta de socialização e integração de crianças e jovens que vivem em risco de vulnerabilidade social, utilizando-se do gênero fantástico para inspirá-los." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS, LITERATURA, INCENTIVO A LEITURA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID556_21052018215429.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MASENILDO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MASENILDO" "autor_email" => "masenildo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }