MEIO AMBIENTE E CONSUMO: O QUE TEMOS O QUE QUEREMOS
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43541 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "MEIO AMBIENTE E CONSUMO: O QUE TEMOS O QUE QUEREMOS" "resumo" => """ O presente Artigo, basea-se em um Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido\r\n durante o ano de 2015, em uma turma do 9º ano, de uma Escola Estadual do Ensino\r\n Fundamental na cidade de Itabaiana-PB, cujo objetivo é suscitar reflexões sobre as\r\n ações, do individuo ou do grupo, de exercer um papel responsável diante das\r\n transformações sociais e ambientais do planeta, percebendo as relações entre o Meio\r\n Ambiente e Consumo partindo de reflexões críticas propiciadas por textos de diversos\r\n gêneros relacionados ao tema: “Meio Ambiente e Consumo: o que temos e o que\r\n queremos?”. Oralidade: escuta e produção e exposição dos trabalhos produzidos pelos\r\n próprios alunos, com o propósito de promover uma prática integral, capaz de ampliar\r\n sua capacidade linguística, buscando elaborar e propor os conteúdos em uma sequência\r\n didática que os levassem a se reconhecerem como sujeitos discursivos, portanto\r\n construtores de sentido.O aporte teórico que fundamentou este trabalho foram os\r\n estudiosos Chavenato (2004), Gore (2006) e Smith(2007). Pauta-se ainda nos estudiosos\r\n que tratam dos gêneros discursivos Marcushi (2008), Bakhtin (1997), dentre outros.\r\n Para tal estudo, foi realizada a pesquisa em uma prática de ensino aprendizagem. Os\r\n dados obtidos indicaram que um trabalho feito de forma interdisciplinar pode levar em\r\n conta as representações que a comunidade escolar tem a respeito das relações entre\r\n meio ambiente e o consumo e não pode deixar de debater a posição peculiar de cada\r\n individuo e o poder que o mesmo tem em fazer a diferença além de ampliar capacidade\r\n lingüística na oralidade e a escrita. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, MEIO AMBIENTE E CONSUMO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID473_24052018010114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LÚCIA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA" "autor_email" => "malupb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43541 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "MEIO AMBIENTE E CONSUMO: O QUE TEMOS O QUE QUEREMOS" "resumo" => """ O presente Artigo, basea-se em um Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido\r\n durante o ano de 2015, em uma turma do 9º ano, de uma Escola Estadual do Ensino\r\n Fundamental na cidade de Itabaiana-PB, cujo objetivo é suscitar reflexões sobre as\r\n ações, do individuo ou do grupo, de exercer um papel responsável diante das\r\n transformações sociais e ambientais do planeta, percebendo as relações entre o Meio\r\n Ambiente e Consumo partindo de reflexões críticas propiciadas por textos de diversos\r\n gêneros relacionados ao tema: “Meio Ambiente e Consumo: o que temos e o que\r\n queremos?”. Oralidade: escuta e produção e exposição dos trabalhos produzidos pelos\r\n próprios alunos, com o propósito de promover uma prática integral, capaz de ampliar\r\n sua capacidade linguística, buscando elaborar e propor os conteúdos em uma sequência\r\n didática que os levassem a se reconhecerem como sujeitos discursivos, portanto\r\n construtores de sentido.O aporte teórico que fundamentou este trabalho foram os\r\n estudiosos Chavenato (2004), Gore (2006) e Smith(2007). Pauta-se ainda nos estudiosos\r\n que tratam dos gêneros discursivos Marcushi (2008), Bakhtin (1997), dentre outros.\r\n Para tal estudo, foi realizada a pesquisa em uma prática de ensino aprendizagem. Os\r\n dados obtidos indicaram que um trabalho feito de forma interdisciplinar pode levar em\r\n conta as representações que a comunidade escolar tem a respeito das relações entre\r\n meio ambiente e o consumo e não pode deixar de debater a posição peculiar de cada\r\n individuo e o poder que o mesmo tem em fazer a diferença além de ampliar capacidade\r\n lingüística na oralidade e a escrita. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, MEIO AMBIENTE E CONSUMO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID473_24052018010114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LÚCIA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA" "autor_email" => "malupb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }