ANTERO, Katia Farias. Metodologias ativas: o debate em foco no curso de pedagogia. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44156>. Acesso em: 24/11/2024 23:23
O cenário educacional, sem dúvidas, vem sofrendo diversas mutações na questão metodológica. Novas técnicas e métodos ampliam as abordagens que devem ser propiciadas para que o aluno aprenda de maneira mais lúdica e concreta. Focalizar em metodologias ativas, hoje, é no mínimo, desafiador. Por isso, o objetivo dessa pesquisa é explanar as idéias expostas em uma palestra oferecida aos alunos do curso de Pedagogia da UniNassau na cidade de Campina Grande-PB. O intuito seria comemorar o Dia do Pedagogo oferecendo um debate sobre um assunto atual e necessário e nada mais pertinente do que abordar as Metodologias Ativas no Ensino Básico. Para tanto, como metodologias nos recorremos as anotações em diário, registros fotográficos, leituras sobre a temática e conversas informais. Atemos-nos em buscar suporte nos estudos de Freire, Chizzotti, dentre outros. A pesquisa já concluída revelou a importância de se promover debates sobre assuntos inovadores e que propiciam a formação qualitativa dos alunos do curso de pedagogia. Essa pesquisa se faz pertinente não só aos alunos do referido curso, mas a todos os docentes e discentes de graduação e licenciaturas.