O presente trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo com foco nos estudos sobre formação de professores, tendo como objetivo geral, realizar um estudo sobre a formação de professores para a educação de alunos surdos no ensino regular. Para nos referendar no trabalho trazemos como aporte teórico os autores que discutem: As adaptações curriculares para a educação inclusiva (CORREIA, 1999; FERREIRA, 2006); A formação profissional e os saberes docentes (LIBÂNEO, 2010; PIMENTA, 2000; TARDIF 2011, 2012); A importância da educação bilíngue e da valorização da identidade e cultura surda (SKLIAR, 2005, 2006; PERLIN, 2000; QUADROS, 1997) Na coleta de dados utilizamos entrevistas e o roteiro de observações. Como sujeitos da pesquisa participaram duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escola pública na cidade de Mamanguape- PB. Os resultados da nossa pesquisa apontam para a necessidade de mudanças na formação dos professores, para auxiliá-los no desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem as individualidades dos alunos surdos e que promovam a participação ativa desses educandos, culminando em um processo ensino-aprendizagem efetivo, respeitando e considerando. Os resultados também indicam a Língua Brasileira de Sinais – Libras, deve ser considerada e respeitada como marcador cultural indenitário e linguístico pois possibilita a pessoa surda construir significado e aprendizagens.