O objetivo do presente trabalho é identificar se os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda, tiveram experiência com estudantes com deficiência, se participaram de alguma formação na área de Educação Inclusiva e se desejariam maior formação sobre assuntos relacionados a esta temática. Como metodologia para a concretização da pesquisa foi realizada uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa 44 docentes. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário online que contemplou os seguintes aspectos: a experiência com estudantes com deficiência; a oportunidade de participar de aulas e/ou eventos voltados para a formação na área de educação inclusiva (em seu curso de formação inicial/continuada), o desejo de participar de atividades/eventos voltados para esta área. Os resultados da investigação indicam que apesar de boa parte dos docentes já ter trabalhado com alunos com deficiência, quase a totalidade afirmou não ter tido formação inicial ou continuada em Educação Inclusiva. Em relação ao desejo de participar de cursos que tratem sobre as temáticas da Educação Inclusiva, a maioria dos professores afirmou ter interesse, então, é evidente o desejo dos docentes aprimorarem a sua formação e prática no que se refere a este aspecto. O trabalho se constitui como instrumento eficaz de sensibilização e mobilização da comunidade ao proporcionar uma práxis mais sistemática sobre o tema.