A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44305 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 920 "inscrito_id" => 1453 "titulo" => "A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES" "resumo" => "A experimentação associada a aspectos cotidianos dos alunos pode ser usada como uma estratégia didática eficiente para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. A EJA é uma modalidade do ensino da educação básica no Brasil que auxilia pessoas que por diversos motivos não tiveram acesso à escola na idade regular. O presente trabalho teve como objetivo a realização de uma atividade experimental abordando os conceitos de acidez e basicidade como estratégia didática para o ensino de Química na modalidade EJA de escolas públicas de Campina Grande- PB. A pesquisa desenvolvida pode ser classificada como quali-quantitativa. Participaram da pesquisa 20 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da EJA de três escolas públicas de Campina Grande- PB. A atividade experimental foi realizada utilizando materiais alternativos que estão associados ao cotidiano desses alunos. Durante a realização da atividade foi testada a acidez e a basicidade de alguns produtos do cotidiano utilizando o indicador natural de repolho roxo. As substâncias testadas sofrem alterações em sua coloração após a adição do extrato de repolho roxo, tais colorações compatíveis com as suas propriedades ácida, neutra ou básica. Para coleta de dados foi aplicado um questionário após a realização da atividade, a fim de avaliar a eficácia do método aplicado. Os resultados demonstraram que a metodologia utilizada se revelou adequada para a contextualização do conteúdo abordado, despertando nos educandos maior motivação e interesse pela disciplina, refletindo na melhoria significativa do aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, ÁCIDO-BASE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID1453_12082018110309.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diegoeduardouepb@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44305 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 920 "inscrito_id" => 1453 "titulo" => "A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES" "resumo" => "A experimentação associada a aspectos cotidianos dos alunos pode ser usada como uma estratégia didática eficiente para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. A EJA é uma modalidade do ensino da educação básica no Brasil que auxilia pessoas que por diversos motivos não tiveram acesso à escola na idade regular. O presente trabalho teve como objetivo a realização de uma atividade experimental abordando os conceitos de acidez e basicidade como estratégia didática para o ensino de Química na modalidade EJA de escolas públicas de Campina Grande- PB. A pesquisa desenvolvida pode ser classificada como quali-quantitativa. Participaram da pesquisa 20 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da EJA de três escolas públicas de Campina Grande- PB. A atividade experimental foi realizada utilizando materiais alternativos que estão associados ao cotidiano desses alunos. Durante a realização da atividade foi testada a acidez e a basicidade de alguns produtos do cotidiano utilizando o indicador natural de repolho roxo. As substâncias testadas sofrem alterações em sua coloração após a adição do extrato de repolho roxo, tais colorações compatíveis com as suas propriedades ácida, neutra ou básica. Para coleta de dados foi aplicado um questionário após a realização da atividade, a fim de avaliar a eficácia do método aplicado. Os resultados demonstraram que a metodologia utilizada se revelou adequada para a contextualização do conteúdo abordado, despertando nos educandos maior motivação e interesse pela disciplina, refletindo na melhoria significativa do aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, ÁCIDO-BASE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID1453_12082018110309.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diegoeduardouepb@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }