A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS
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O software Matemática Para Crianças foi desenvolvido com o intuito de proporcionar às crianças uma experiência dinâmica e didática com a usabilidade de recursos tecnológicos no processo educativo. Em formato de corrida a aplicação apresenta três personagem (Ursildo, Ted e Cat) para interação com os usuários, além de perguntas envolvendo questões simples de matemática. Ao submeterem cada resposta, os alunos obterão feedback automático sobre seu eventual acerto/erro. No que se refere a metodologia empregada neste estudo, Marconi e Lakatos (2010) caracterizam como uma pesquisa exploratória de cunho qualitativa. O local do estudo e universo da amostra foram retirados de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Patos-PB, tendo como população da pesquisa os alunos do 5º ano dos Anos Inicias. O presente estudo demonstrou a importância do jogo, não apenas para a transformação da aula em ambiente motivador, mas, sobretudo, para a melhoria da qualidade e da compreensão da Educação Matemática, contribuindo para uma formação plena dos alunos e uma vivência prática da imersão das tecnologias digitais da informação e comunicação no espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "JOGO DIGITAIS, ENSINO DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID74_25072018115108.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELSON ALVES SOARES" "autor_nome_curto" => "JOELSON ALVES" "autor_email" => "joelson.alves876@hotmail." 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