Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ABORDAGEM HISTÓRICA: DO PROCESSO DE INSERÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO ALTO SERTÃO DE ALAGOAS

Palavra-chaves: PESSOAS COM DEFICIENCIA, INCLUSÃO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SRM, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SRM Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho é um estudo de caso, recorte do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem por objetivo conhecer o processo de implantação de uma sala de recursos multifuncionais - SRM em uma escola pública de ensino fundamental, localizada em um povoado da cidade de Pariconha, no alto sertão de Alagoas. Ao trazermos para discussão o processo de implantação da SRM em escola regular, refletimos também acerca de outras abordagens que estão envoltas desta temática, estas que se encontram configuradas nas estruturas escolhidas para organizar o caminho de ideias. Sendo em um primeiro momento a trajetória que percorre desde os contextos sociais e históricos no atendimento às pessoas com deficiências até a educação especial pensada enquanto meio de segregação, assistencialismo e posteriormente sob o paradigma inclusivo, que trouxe uma nova concepção para os alunos direcionados ao atendimento especial e toda rede de educação, de modo especial o AEE que se constitui como ferramenta fundamental para a obtenção de práticas pedagógicas que contribuam para o avanço educacional em prol de contemplar todos os alunos e suas NEE’s e é ofertado através das SRM. Este trabalho possibilitou reconhecer que infelizmente ainda há uma confusão que está relacionada ao papel da SRM frente ao ensino da sala regular, sendo que esta se dá como complementação e suplementação do ensino ofertado pelos professores nas salas regulares, porém o mesmo se encontra muito bem encaminhado na busca de cada vez mais um ensino que, de fato, seja inclusivo.

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