Esse artigo tem como objetivo trazer alguns elementos para discussão dos desafios da abordagem e pratica da educação inclusiva/especiais na formação do professor de Geografia. Considerando a complexidade do processo de inclusão num contexto educacional marcado historicamente pela exclusão, segregação e discriminação do diferente, do deficiente, da diversidade social, econômica e cultural, é preciso preparar os docentes para acolher, respeitar e valorizar a diferença no processo de ensino-aprendizagem. Por se tratar de um processo gradativo, dinâmico e em transformação com grandes desafios a serem superados para que a educação inclusiva seja realmente efetivada, dentre os quais destaca-se a formação de professores. Neste contexto, a formação de professores é um dos compromissos das instituições de ensino, para desenvolver habilidades e competências necessárias para que a atuação do professor seja realizada com sucesso, qualidade e eficiência. Destaca-se a formação no âmbito do currículo da Universidade voltado para o domínio de conhecimentos científicos, prática de formação e formação pessoal que leve a análise crítica e a reflexão sobre o sujeito, suas necessidades, experiências de modo a abrir caminhos para que a inclusão se efetive e os alunos recebam educação de qualidade, aprendendo num contexto que valorize o sujeito humano tenha ele a característica que tiver. A pesquisa foi executada com base em um levantamento sobre produção acadêmica, disponibilizados em dissertações, teses e artigos existentes que abordam essa temática.