COSTA, Thalles Chaves. Educação inclusiva: intervindo para compreender. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44597>. Acesso em: 25/11/2024 00:51
A Educação Inclusiva atualmente é um tema bastante discutido. Este relato de experiência trata-se da descrição e reflexão acerca dos debates ocorridos em uma semana pedagógica do IFRN – Campus Currais Novos, que tratou do referido assunto. Apesar de existir uma literatura relativamente considerada sobre o mote, faz-se necessário um debate constante, visto que muitos profissionais que trabalham na área da educação desconhecem ou têm pouco conhecimento acerca dessa especificidade. Assim sendo, procurei basear-me na revisão da literatura concernente, além da própria vivência na semana supracitada, observando e absorvendo tudo o que foi posto pelos especialistas e participantes do aludido evento. Para isso as reflexões de Barreto (2014), Freire (1999) e Soares (2018) são fundamentais para entender a relação que tange a educação e a inclusão. Podemos perceber assim, que em um primeiro momento, a matéria é assustadora, polêmica e de difícil compreensão por parte de alguns professores que chegam inclusive à rejeitar as ideias propostas na assembleia.