O trabalho da educação inclusiva na escola regular, permite o desenvolvimento de conhecimento e valores que possam servir de instrumentos mediadores da interação do indivíduo com o mundo e com as diferenças. Com a iniciativa de qualificar o processo de ensino aprendizagem na reflexão inclusiva o presente projeto teve como objetivo estudar e inserir no currículo ações que atenda aos paradigmas da educação inclusiva, com práxis pedagógicas que dê espaço para discussões a valorização da educação para todos, bem como, apresentar caminhos que anunciam ação de colaboração efetiva para a construção de uma escola pública sem preconceitos e exclusões. O trabalho foi desenvolvido com os alunos da 1ª série A do ensino médio na E.E.E.F.M. Irineu Joffily no turno matutino da cidade de Esperança - PB, as atividades foram desenvolvidas por intermédios de exibição de vídeos, sensibilizando os alunos para com o respeito aos outros independente de suas diferenças, com palestra ministrada por profissionais da sala do AEE da escola com formação na área de Educação Inclusiva, realização de roda de discussões que permitiu aos alunos observar na instituição educacional a presença, importância e respeito com os alunos que apresentam necessidades especiais e uma ação pedagógica, feira de ciência que deu oportunidade dos alunos da escola regular independente das suas diferenças participarem. Com a conclusão do projeto foi possível entender que a educação é um direito de todos e que devemos valorizar e respeitar uns ao outro independente das diferenças.