HQDS COMO OPÇÃO DE INCLUSÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44693 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 630 "inscrito_id" => 2704 "titulo" => "HQDS COMO OPÇÃO DE INCLUSÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Discutimos neste o minicurso que ministramos no III ENECT (III Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia), organizado pelo CCT/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas com o uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas de HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e também mostrar o aplicativo ComicLife3 para que os participantes tivessem a viabilidade de construir suas próprias histórias em quadrinhos digitais. Este minicurso é fruto de nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, centrado na questão da construção de Histórias em Quadrinhos Digitais na educação matemática. No primeiro momento de nosso minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, descrevemos a influência de Will Eisner e a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer. Explicamos como acessar e utilizar o aplicativo ComicLife3. Cada participante construiu um roteiro de sua HQs com algum conteúdo matemático. Aplicamos um questionário após a feitura de seus roteiros. Os quadrinhos sempre foram uma mídia sedutora, principalmente para o público infanto-juvenil. A maioria dos livros didáticos, avaliação e vídeos educativos utilizam quadrinhos para contextualizar algum conteúdo. O desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial na Matemática, que pode ser aproveitado. Ao estudar e trabalhar com HQDs para fins educacionais, acreditamos ter despertado nos participantes de nosso minicurso um fazer Matemática diferente a ser incluído em seus ensinos, a minimizar a que seus alunos, por vezes, temem ou até mesmo não atribuem significado algum." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC/CNPQ/UEPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2704_03082018181256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAHARA MORAIS LEITE" "autor_nome_curto" => "NAHARA MORAIS LEITE" "autor_email" => "nahara2503@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44693 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 630 "inscrito_id" => 2704 "titulo" => "HQDS COMO OPÇÃO DE INCLUSÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Discutimos neste o minicurso que ministramos no III ENECT (III Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia), organizado pelo CCT/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas com o uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas de HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e também mostrar o aplicativo ComicLife3 para que os participantes tivessem a viabilidade de construir suas próprias histórias em quadrinhos digitais. Este minicurso é fruto de nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, centrado na questão da construção de Histórias em Quadrinhos Digitais na educação matemática. No primeiro momento de nosso minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, descrevemos a influência de Will Eisner e a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer. Explicamos como acessar e utilizar o aplicativo ComicLife3. Cada participante construiu um roteiro de sua HQs com algum conteúdo matemático. Aplicamos um questionário após a feitura de seus roteiros. Os quadrinhos sempre foram uma mídia sedutora, principalmente para o público infanto-juvenil. A maioria dos livros didáticos, avaliação e vídeos educativos utilizam quadrinhos para contextualizar algum conteúdo. O desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial na Matemática, que pode ser aproveitado. Ao estudar e trabalhar com HQDs para fins educacionais, acreditamos ter despertado nos participantes de nosso minicurso um fazer Matemática diferente a ser incluído em seus ensinos, a minimizar a que seus alunos, por vezes, temem ou até mesmo não atribuem significado algum." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC/CNPQ/UEPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2704_03082018181256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAHARA MORAIS LEITE" "autor_nome_curto" => "NAHARA MORAIS LEITE" "autor_email" => "nahara2503@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }