Este trabalho tem o objetivo principal de discutir o papel da inclusão e da acessibilidade que
favoreça a inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior. Convém destacar que este
artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo analisar a
acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência visual na universidade. A metodologia utilizada se
constitui em uma pesquisa bibliográfica e documental realizada por meio de artigos científicos, teses,
monografias, dissertações e documentos oficiais: Figueiredo (2011), Carvalho (2011), Soares (2011),
Brasil (2008; 1996; 1988) entre outros. Os resultados constatam que as universidades ainda estão em
processo de mudanças, sendo que ainda há muito que se progredir, e as mesmas ainda necessitam
disponibilizar de materiais para o uso do deficiente visual, profissionais capacitados com metodologias
propicias para todos e estrutura arquitetônica acessível. A inclusão e a acessibilidade para pessoa com
deficiência visual na educação de nível superior vêm a cada dia obtendo mais avanços dentro das
legislações, embora ainda cheio de percalços na realidade acadêmica. Para concluir, é preciso
desenvolver ações de acessibilidade que fomentem a inclusão é preciso tempo, visto que requer
mobilização, investimento financeiro, de formação e informação de todos envolvidos no processo,
principalmente, uma gestão universitária preocupada com a inclusão e acessibilidade para pessoas com
deficiência.