MATRÍCULAS DE SURDOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CLASSES COMUNS: SUA APRESENTAÇÃO AO LONGO DOS ANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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O Censo Escolar da Educação Básica é uma fonte de informações que podem ser trabalhadas para reconhecimento, aprofundamento de informações e tomada de decisões em relação a diversos públicos, dos surdos. Portanto, esta pesquisa se objetiva a apresentar a distribuição das matrículas de surdos na educação especial em classes comuns (ensino regular e/ou educação de jovens e adultos) por regiões e seu percentual de variação ao longo dos anos. Trata-se de um estudo exploratório, retrospectivo e de abordagem quantitativa, utilizando dados disponibilizados do Censo Escolar entre os anos de 2013 a 2017. Foi observado que o número de matrícula geral (todos os tipos de deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação) vem crescendo anualmente entre 2013 a 2017 em aproximadamente 38%, já em relação ao número de matrículas de surdos vem diminuindo durante este período em torno de 15%. 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