Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: A (FALSA) CURA MODERNA PARA UM PROBLEMA ANTIGO

Palavra-chaves: MEDICALIZAÇÃO, RÓTULOS E DIAGNÓSTICOS NA ESCOLA, DIFERENÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar criticamente o crescente processo de medicalização da educação, levando em consideração o aumento de prescrições de psicotrópicos que mascaram problemas mais profundos e transformam comportamentos da vida humana, com toda sua complexidade, em patologias a serem “curadas”. Nossa discussão gira em torno da reflexão a respeito dos processos discriminatórios que invadem o cotidiano escolar, estigmatizando, rotulando e, consequentemente, promovendo a exclusão. Pretendemos, portanto, assumir opinião contrária ao vício da produção de rótulos e diagnósticos na escola, fenômeno atual que produz “soluções” que não condizem com a multiplicidade de diferenças que formam o ambiente escolar.

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