O documento do Ministério da Educação (MEC) que orienta a institucinalização da política de acessibilidade nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES) – INCLUIR/SECADI/SESU- 2013; elucida que os núcleos de acessibilidade devem estruturar-se objetivando eliminar barreiras de acesso com base nos seguintes eixos: a) infraestrutura física, b)curriculo, comunicação e informação, c)programas de extensão e d)programas de pesquisa. Considerando tais eixos este artigo tem por objetivo superior apresentar o modelo de atuação do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR em que pese as ações referentes aos programas de pesquisa e de extensão monstrando os desafios e as pespectivas de atender as necessidades da sociedade sobretudo do público alvo da educação especial. Nesta direção este artigo apresenta formas de proporcionar aos alunos dos diferente cursos da UFRA a sua inserção em atividades de pesquisa e extensão no campo da acessibilidade bem como garantir a participaçãode alunos e professores em todas as ações que envolvem os programas e projetos do Núcleo. Desta forma será enfatizado neste artigo como a pesquisa e a extensão pode contribuir para eliminação de barreiras atitudinais.