Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PAPEL DOS PROGRAMAS DE EXTENSÃO NO NÚCLEO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA-UFRA

Palavra-chaves: ACESSIBILIDADE, ENSINO SUPERIOR, PROJETO DE EXTENSÃO Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O documento do Ministério da Educação (MEC) que orienta a institucinalização da política de acessibilidade nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES) – INCLUIR/SECADI/SESU- 2013; elucida que os núcleos de acessibilidade devem estruturar-se objetivando eliminar barreiras de acesso com base nos seguintes eixos: a) infraestrutura física, b)curriculo, comunicação e informação, c)programas de extensão e d)programas de pesquisa. Considerando tais eixos este artigo tem por objetivo superior apresentar o modelo de atuação do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR em que pese as ações referentes aos programas de pesquisa e de extensão monstrando os desafios e as pespectivas de atender as necessidades da sociedade sobretudo do público alvo da educação especial. Nesta direção este artigo apresenta formas de proporcionar aos alunos dos diferente cursos da UFRA a sua inserção em atividades de pesquisa e extensão no campo da acessibilidade bem como garantir a participaçãode alunos e professores em todas as ações que envolvem os programas e projetos do Núcleo. Desta forma será enfatizado neste artigo como a pesquisa e a extensão pode contribuir para eliminação de barreiras atitudinais.

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