COSTA, Michel De Lucena et al.. Orfeu da conceição: entre tragédia e drama. Anais ABRALIC Internacional... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4494>. Acesso em: 24/11/2024 19:25
Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise da peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, à luz da teoria do texto dramático. Vinícius de Moraes, em uma das descrições desta peça, a classifica como uma “tragédia carioca em três atos”. Sendo considerada esta peça uma tragédia, nos debruçaremos sobre textos que tratem deste gênero, especificamente. Para tanto, iniciaremos o trabalho com a Poética de Aristóteles discutindo a definição da tragédia clássica e partiremos para autores que discorrem sobre a teoria da tragédia moderna, tais como Raymond Williams, Hegel dentre outros. A par destes conceitos dispostos em ordem diacrônica, percorreremos brevemente o contexto do teatro brasileiro em que foi encenado o Orfeu da Conceição, buscando compreender as principais características deste teatro, que em seu processo de consolidação, transitou entre a tragédia grega, os musicais da Broadway e um tipo de teatro eminentemente brasileiro, acrescentando às formas trazidas da Europa e Estados Unidos a cultura local. Deste modo, poderemos realizar uma análise da peça para conferir o que nos informa a teoria e o que afirma Vinícius de Moraes. Seria o Orfeu da Conceição uma tragédia, uma tragédia moderna ou drama?