PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA INOVADORAS:
UMA EXPERIÊNCIA COM POESIA DE CORDEL E JOGO SÉRIO
NA ESCOLA DO CAMPO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44969 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 990 "inscrito_id" => 2667 "titulo" => """ PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA INOVADORAS:\r\n UMA EXPERIÊNCIA COM POESIA DE CORDEL E JOGO SÉRIO\r\n NA ESCOLA DO CAMPO """ "resumo" => """ Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura\r\n como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e\r\n revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas\r\n tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado\r\n de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a\r\n inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles,\r\n os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade\r\n da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a\r\n construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as\r\n alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a\r\n partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo\r\n conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de\r\n engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel,\r\n releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações\r\n em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com\r\n folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham\r\n desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências\r\n tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um\r\n interesse pela literatura de cordel. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA DE CORDEL, TECNOLOGIAS, JOGO SÉRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID2667_12082018184342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL BARROS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "r.barros879@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44969 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 990 "inscrito_id" => 2667 "titulo" => """ PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA INOVADORAS:\r\n UMA EXPERIÊNCIA COM POESIA DE CORDEL E JOGO SÉRIO\r\n NA ESCOLA DO CAMPO """ "resumo" => """ Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura\r\n como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e\r\n revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas\r\n tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado\r\n de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a\r\n inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles,\r\n os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade\r\n da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a\r\n construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as\r\n alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a\r\n partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo\r\n conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de\r\n engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel,\r\n releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações\r\n em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com\r\n folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham\r\n desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências\r\n tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um\r\n interesse pela literatura de cordel. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA DE CORDEL, TECNOLOGIAS, JOGO SÉRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID2667_12082018184342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL BARROS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "r.barros879@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }