PROPOSTA DE LEITURA DA OBRA LITERÁRIA INFANTIL “GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES”
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44994 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "PROPOSTA DE LEITURA DA OBRA LITERÁRIA INFANTIL “GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES”" "resumo" => "No processo de leitura, a apropriação das práticas sociais de escrita se faz através dos textos literários, os quais, possibilitando a formação de sujeitos da linguagem e cumprindo relevante papel humanizador, devem estar presentes no cotidiano das instituições educativas. Para promover uma relação prazerosa e eficaz com o ato de ler, é necessário extrapolar a mera leitura do texto literário, contemplando o ensino da leitura e a ampliação do repertório cultural dos alunos. Nesse processo, insere-se a importância das narrativas compostas por imagens e textos, as narrativas mistas, cuja leitura competente requer ações formativas focadas na atribuição de sentidos à ambas as linguagens. Considerando isto, e com fundamento nos estudos de Ramos (2011), Lima (2008), Faria (2004), Fittipaldi (2008), entre outros, neste trabalho discutimos a relevância da leitura compartilhada de tais narrativas para a formação de leitores proficientes. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, a caracterização e logo em seguida, uma sequência de leitura da narrativa infantil “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox e Julie Vivas. Com ela, buscamos refletir sobre as contribuições do texto literário de qualidade para a formação de leitores proficientes, ressaltando os seus benefícios aos sujeitos no início do processo de formação leitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "TEXTOS LITERÁRIOS, FORMAÇÃO LEITORA, SEQUÊNCIA DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID1444_08082018161147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA MACIEL FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WANESSA" "autor_email" => "wa_maciel@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44994 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "PROPOSTA DE LEITURA DA OBRA LITERÁRIA INFANTIL “GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES”" "resumo" => "No processo de leitura, a apropriação das práticas sociais de escrita se faz através dos textos literários, os quais, possibilitando a formação de sujeitos da linguagem e cumprindo relevante papel humanizador, devem estar presentes no cotidiano das instituições educativas. Para promover uma relação prazerosa e eficaz com o ato de ler, é necessário extrapolar a mera leitura do texto literário, contemplando o ensino da leitura e a ampliação do repertório cultural dos alunos. Nesse processo, insere-se a importância das narrativas compostas por imagens e textos, as narrativas mistas, cuja leitura competente requer ações formativas focadas na atribuição de sentidos à ambas as linguagens. Considerando isto, e com fundamento nos estudos de Ramos (2011), Lima (2008), Faria (2004), Fittipaldi (2008), entre outros, neste trabalho discutimos a relevância da leitura compartilhada de tais narrativas para a formação de leitores proficientes. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, a caracterização e logo em seguida, uma sequência de leitura da narrativa infantil “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox e Julie Vivas. Com ela, buscamos refletir sobre as contribuições do texto literário de qualidade para a formação de leitores proficientes, ressaltando os seus benefícios aos sujeitos no início do processo de formação leitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "TEXTOS LITERÁRIOS, FORMAÇÃO LEITORA, SEQUÊNCIA DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID1444_08082018161147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA MACIEL FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WANESSA" "autor_email" => "wa_maciel@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }