RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA LIBRAS EM UMA TURMA REGULAR: FACILITANDO A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45029 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 580 "inscrito_id" => 1581 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA LIBRAS EM UMA TURMA REGULAR: FACILITANDO A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "resumo" => "A inclusão escolar tem gerado muitos desafios, respaldados pela legislação muitos alunos com deficiência tem seu acesso e permanência garantidos na escola regular, mas ainda há muito o que ser feito para que ocorra a aprendizagem. Os alunos com deficiência auditiva que utilizam a Língua brasileira de sinais necessitam do amparo de um intérprete, mas apenas isso não garante a inclusão escolar, para que a mesma ocorra de forma significativa a escola e todos os que estão inseridos nela, comunidade escolar e alunos, precisam conhecer essa língua a fim de que possam se comunicar com esse aluno e este se sinta pertencente ao ambiente educacional. A fim de contribuir com a inclusão escolar de um aluno com deficiência auditiva na rede regular de ensino do município de Campos dos Goytacazes /RJ foi desenvolvido “oficinas de LIBRAS” em sua turma no decorrer do ano de 2017 para que os alunos ouvintes aprendessem a língua e houvesse uma comunicação efetiva. Os alunos envolvidos nesta oficina demonstraram bastante interesse diminuíram o preconceito e o medo de lidar com o diferente, além de interagir com ele nos diversos momentos da dinâmica escolar e fora dela, gerando assim a inclusão social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID1581_03082018103231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "analuizabarcelos32@yahoo." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45029 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 580 "inscrito_id" => 1581 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA LIBRAS EM UMA TURMA REGULAR: FACILITANDO A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "resumo" => "A inclusão escolar tem gerado muitos desafios, respaldados pela legislação muitos alunos com deficiência tem seu acesso e permanência garantidos na escola regular, mas ainda há muito o que ser feito para que ocorra a aprendizagem. Os alunos com deficiência auditiva que utilizam a Língua brasileira de sinais necessitam do amparo de um intérprete, mas apenas isso não garante a inclusão escolar, para que a mesma ocorra de forma significativa a escola e todos os que estão inseridos nela, comunidade escolar e alunos, precisam conhecer essa língua a fim de que possam se comunicar com esse aluno e este se sinta pertencente ao ambiente educacional. A fim de contribuir com a inclusão escolar de um aluno com deficiência auditiva na rede regular de ensino do município de Campos dos Goytacazes /RJ foi desenvolvido “oficinas de LIBRAS” em sua turma no decorrer do ano de 2017 para que os alunos ouvintes aprendessem a língua e houvesse uma comunicação efetiva. Os alunos envolvidos nesta oficina demonstraram bastante interesse diminuíram o preconceito e o medo de lidar com o diferente, além de interagir com ele nos diversos momentos da dinâmica escolar e fora dela, gerando assim a inclusão social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID1581_03082018103231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "analuizabarcelos32@yahoo." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }