CALADO, Nilma De Paula et al.. Sala de recursos multifuncionais -srm. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45049>. Acesso em: 25/11/2024 00:15
Sabemos que a Educação Inclusiva é uma abordagem que procura atender as necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos, com foco naqueles alunos que enfrentam barreiras para a participação nos processos de aprendizagem escolar. Existem diversas formas de exclusão escolar, dentre elas, destaca-se aquela que diz respeito aos alunos com necessidades educacionais especiais. A declaração de Salamanca, 1994, afirma que todas as crianças têm necessidades e aprendizagens únicas, que têm o direito de ir à escola da sua comunidade, com acesso ao ensino regular, e que os sistemas educacionais devem implementar programas considerando a diversidade humana e desenvolvendo uma pedagogia centrada na criança.