Este artigo tem como objetivo analisar relação do professor e da família no processo de aprendizagem da criança. Consiste em um estudo bibliográfico e pesquisa de campo, proporcionada pela disciplina Psicopedagogia, ofertada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), ministrada pela Profª Drª Maria da Guia R. Rasia, no período de 2018.1. Consideramos para esse estudo o livro “Desenvolvimento Humano e Educação Escolar Enfoques Teóricos e Práticas Educacionais”, no qual trabalhamos “ Integração família e escola no processo de desenvolvimento social da criança” e “As representações de família e a prática docente na educação infantil: o caso de uma escola Municipal de Campina Grande PB”, dando ênfase ao papel do professor e da família no processo de aprendizagem das crianças. É no seio familiar que a criança encontra seus primeiros professores, sendo a o primeiro espaço no qual esta aprende o que é certo ou errado, iniciando assim seu desenvolvimento, e mais tarde quando tem inicio sua vida escolar lhe será acrescentado a formação crítica. Ao iniciarem no mundo escolar, o primeiro contato das crianças dar-se na educação infantil, nesse espaço sofrem a ruptura com os laços familiares e passam a ter contato com outras pessoas que não às do seu convívio cotidiano, cabendo a instituição escolar a responsabilidade de inseri-las nesse contexto, desenvolvendo o papel que lhes é devido. A disciplina possibilitou um outro olhar a cerca da relação família/escola, considerando que trata-se de uma relação de troca na qual o maior beneficiado é a criança