A ILUSTRAÇÃO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45242 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 525 "titulo" => "A ILUSTRAÇÃO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS" "resumo" => "Este artigo integra uma pesquisa em andamento para o Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Letras Português e Espanhol, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, cujo objetivo é analisar como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa dos terceiro e quarto ciclos tratam a ilustração no ensino de Literatura Infanto-juvenil. No intuito de fundamentar teoricamente este trabalho, tomamos como base os estudos realizados por Hunt (2010) e Coelho (2000) sobre a crítica à Literatura infantil, os aspectos narrativos da ilustração de Linden (2011) e as perspectivas narrativas de Nikolajeva (2011). Especula-se que o ensino de literatura se detém no texto verbal e que, a partir do início do letramento, a imagem é colocada em segundo plano. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema bem como uma análise crítica dos PCNs quanto ao ensino, reflexão e análises de textos não-verbais. Resultados preliminares apontam para uma maior ênfase ao texto escrito e a menção aos textos não-verbais como jogos de sentidos a serviço do texto verbal. Esta pesquisa mostra que a ilustração na Literatura Infanto-juvenil não é somente um recurso de ampliação de sentidos e de ornamentação da narrativa verbal dos livros, mas que elas tornam-se muitas vezes uma nova narrativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "ENSINO, ILUSTRAÇÃO, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, TEXTOS NÃO-VERBAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA7_ID525_03082018165147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DO NASCIMENTO ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAFAEL ANDRADE" "autor_email" => "rafaelandrade279@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45242 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 238 "inscrito_id" => 525 "titulo" => "A ILUSTRAÇÃO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS" "resumo" => "Este artigo integra uma pesquisa em andamento para o Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Letras Português e Espanhol, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, cujo objetivo é analisar como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa dos terceiro e quarto ciclos tratam a ilustração no ensino de Literatura Infanto-juvenil. No intuito de fundamentar teoricamente este trabalho, tomamos como base os estudos realizados por Hunt (2010) e Coelho (2000) sobre a crítica à Literatura infantil, os aspectos narrativos da ilustração de Linden (2011) e as perspectivas narrativas de Nikolajeva (2011). Especula-se que o ensino de literatura se detém no texto verbal e que, a partir do início do letramento, a imagem é colocada em segundo plano. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema bem como uma análise crítica dos PCNs quanto ao ensino, reflexão e análises de textos não-verbais. Resultados preliminares apontam para uma maior ênfase ao texto escrito e a menção aos textos não-verbais como jogos de sentidos a serviço do texto verbal. Esta pesquisa mostra que a ilustração na Literatura Infanto-juvenil não é somente um recurso de ampliação de sentidos e de ornamentação da narrativa verbal dos livros, mas que elas tornam-se muitas vezes uma nova narrativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "ENSINO, ILUSTRAÇÃO, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, TEXTOS NÃO-VERBAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA7_ID525_03082018165147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DO NASCIMENTO ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAFAEL ANDRADE" "autor_email" => "rafaelandrade279@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }