CORDÉIS INFANTIS: QUESTÕES DO COTIDIANO EM CENA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45320 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "CORDÉIS INFANTIS: QUESTÕES DO COTIDIANO EM CENA" "resumo" => "O objetivo deste estudo está em mostrar parte de uma pesquisa que analisa em textos de cordéis infantis, de autoria de Jarid Arraes, com foco para as formas de representações identitárias e de luta/resistência postas em evidência frente às formas de exploração, preconceito e discriminação em questões presentes no cotidiano. A leitura é essencial para construção da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético da criança como ser humano. Para tanto, fará parte, dessa dinâmica de análise, a construção discursiva em função da concepção e reconhecimento das diversidades étnico-racial e de gênero. De caráter analítico-interpretativo, este estudo se norteia pelos paradigmas da pesquisa qualitativa (LAKATOS, 1991). Para a sua realização, fez-se necessária uma pesquisa de caráter exploratório bibliográfico, tendo em vista situar-nos nas diretrizes teórico-metodológicas que dizem respeito à literatura infantil e popular, à representação social, identidade, gênero e etnia. Nessa perspectiva, nos reportaremos aos estudos de Silva (2006), Telles (2003), Cascudo (2001), Hall (2003), Louro (1997), Braga (2007), Proença Filho (2004), Magalhães (2005), Zilberman (1998), dentre outros. O texto literário é portador de muitos sentidos e significados, e traz em si, elementos importantes para a formação dos indivíduos. Quando entramos em contato com a literatura, aguçamos a nossa imaginação, afetividade, incertezas, questionamentos sobre a vida e o mundo. Sendo assim, a escola tem como um de seus papéis fundamentais a formação do leitor, e os textos literários são de extrema importância para auxiliar nessa construção, pois nela a criança ocupa o espaço privilegiado de acesso à leitura crítica. Em sala de aula, é pertinente que o professor introduza na sua prática pedagógica a literatura infantil e que a mesma disponha de informação que venha a contribuir para o desenvolvimento da criança, estimulando o aluno a buscar diferentes caminhos para as resoluções de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "CORDÉIS INFANTIS, REPRESENTAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID87_23072018004137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SUELY DA COSTA " "autor_nome_curto" => "MARIA SUELY DA COSTA" "autor_email" => "mscosta3@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45320 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "CORDÉIS INFANTIS: QUESTÕES DO COTIDIANO EM CENA" "resumo" => "O objetivo deste estudo está em mostrar parte de uma pesquisa que analisa em textos de cordéis infantis, de autoria de Jarid Arraes, com foco para as formas de representações identitárias e de luta/resistência postas em evidência frente às formas de exploração, preconceito e discriminação em questões presentes no cotidiano. A leitura é essencial para construção da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético da criança como ser humano. Para tanto, fará parte, dessa dinâmica de análise, a construção discursiva em função da concepção e reconhecimento das diversidades étnico-racial e de gênero. De caráter analítico-interpretativo, este estudo se norteia pelos paradigmas da pesquisa qualitativa (LAKATOS, 1991). Para a sua realização, fez-se necessária uma pesquisa de caráter exploratório bibliográfico, tendo em vista situar-nos nas diretrizes teórico-metodológicas que dizem respeito à literatura infantil e popular, à representação social, identidade, gênero e etnia. Nessa perspectiva, nos reportaremos aos estudos de Silva (2006), Telles (2003), Cascudo (2001), Hall (2003), Louro (1997), Braga (2007), Proença Filho (2004), Magalhães (2005), Zilberman (1998), dentre outros. O texto literário é portador de muitos sentidos e significados, e traz em si, elementos importantes para a formação dos indivíduos. Quando entramos em contato com a literatura, aguçamos a nossa imaginação, afetividade, incertezas, questionamentos sobre a vida e o mundo. Sendo assim, a escola tem como um de seus papéis fundamentais a formação do leitor, e os textos literários são de extrema importância para auxiliar nessa construção, pois nela a criança ocupa o espaço privilegiado de acesso à leitura crítica. Em sala de aula, é pertinente que o professor introduza na sua prática pedagógica a literatura infantil e que a mesma disponha de informação que venha a contribuir para o desenvolvimento da criança, estimulando o aluno a buscar diferentes caminhos para as resoluções de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "CORDÉIS INFANTIS, REPRESENTAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID87_23072018004137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SUELY DA COSTA " "autor_nome_curto" => "MARIA SUELY DA COSTA" "autor_email" => "mscosta3@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }