FORMAÇÃO DOCENTE E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45350 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 145 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA" "resumo" => "A complexidade que envolve a discussão em torno da formação de professores no Brasil é sobejamente reconhecida, mas longe de ser satisfatória. São várias as nuances que envolvem a formação desses profissionais, que serão necessárias muitas reformas políticas e epistemológicas para que possamos avançar satisfatoriamente na profissionalização docente (inicial e continuada). No que tange à formação de professores para a docência na Educação infantil, as carências e dificuldades parecem ainda maiores, principalmente no ensino de leitura literária. Assim, o objetivo desta comunicação é apresentar a nossa prática na formação de professores com intermédio da contação da narrativa de imagens As aventuras de Bambolina (2006), do escritor e ilustrador italiano radicado no Brasil Michelle Iacocca, que foi realizada em uma instituição de Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB. Almejamos, ainda, apresentar algumas ponderações sobre a formação de professores de literatura, a partir do diálogo com as reflexões de Maurice Tardif (2002) e relatar o desenvolvimento da prática de leitura do nosso corpus proposta pelas autoras Maria Amélia Dalvi e Kenia Adriana Silva (2016), bem como tecer considerações a respeito da importância das estratégias de leitura, especificamente, sobre o uso das conexões, recurso eleito para o trabalho com os professores e com os alunos, a partir das sugestões de Isabel Solé (1998) e de Cyntia Graziella Girotto e Renata Junqueira de Souza (2010). Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica e para a compreensão do texto como ferramenta para o letramento literário na escola. Como resultados, verificamos que a leitura literária, quando planejada e embasada teoricamente, constitui uma importante ferramenta para a formação leitora das crianças e dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTRATÉGIAS DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID145_23072018203232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SERAFIM MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anapaulasms0108@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45350 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 145 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA" "resumo" => "A complexidade que envolve a discussão em torno da formação de professores no Brasil é sobejamente reconhecida, mas longe de ser satisfatória. São várias as nuances que envolvem a formação desses profissionais, que serão necessárias muitas reformas políticas e epistemológicas para que possamos avançar satisfatoriamente na profissionalização docente (inicial e continuada). No que tange à formação de professores para a docência na Educação infantil, as carências e dificuldades parecem ainda maiores, principalmente no ensino de leitura literária. Assim, o objetivo desta comunicação é apresentar a nossa prática na formação de professores com intermédio da contação da narrativa de imagens As aventuras de Bambolina (2006), do escritor e ilustrador italiano radicado no Brasil Michelle Iacocca, que foi realizada em uma instituição de Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB. Almejamos, ainda, apresentar algumas ponderações sobre a formação de professores de literatura, a partir do diálogo com as reflexões de Maurice Tardif (2002) e relatar o desenvolvimento da prática de leitura do nosso corpus proposta pelas autoras Maria Amélia Dalvi e Kenia Adriana Silva (2016), bem como tecer considerações a respeito da importância das estratégias de leitura, especificamente, sobre o uso das conexões, recurso eleito para o trabalho com os professores e com os alunos, a partir das sugestões de Isabel Solé (1998) e de Cyntia Graziella Girotto e Renata Junqueira de Souza (2010). Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica e para a compreensão do texto como ferramenta para o letramento literário na escola. Como resultados, verificamos que a leitura literária, quando planejada e embasada teoricamente, constitui uma importante ferramenta para a formação leitora das crianças e dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTRATÉGIAS DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID145_23072018203232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SERAFIM MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anapaulasms0108@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }