Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA INFANTIL EM AULAS DE ELE: FRIDA KAHLO

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL LATINO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, COLEÇÃO ANTIPRINCESAS Comunicação Oral (CO) GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45379
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 231
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL EM AULAS DE ELE: FRIDA KAHLO"
    "resumo" => """
      A literatura não é apenas um instrumento educativo, mas também um caminho para\r\n
      a formação do indivíduo e o desenvolvimento de sua humanização, segundo Antônio Candido.\r\n
      Desse modo, é fundamental que o contato com o texto literário surja desde a infância, logo nas\r\n
      séries iniciais. O presente trabalho tem como finalidade relatar a experiência prática/teórica\r\n
      de estágio desenvolvida no âmbito da disciplina Estágio em Língua Espanhola - Cursos\r\n
      Livres. As atividades foram aplicadas em uma turma de educação infantil, cuja proposta\r\n
      central era unir a literatura e a língua espanhola. O livro escolhido foi Frida Kahlo para\r\n
      chicos y chicas (2015), de Nadia Fink, parte da coleção Antiprincesas. Para que o\r\n
      estágio/projeto fosse realizado satisfatoriamente, inicialmente fez-se necessário estudar\r\n
      as teorias de CUNHA (1991) e COSTA (2007), entre outros, referenciais que utilizaremos\r\n
      neste trabalho. Após as leituras teóricas, foram realizadas observações da turma em que\r\n
      seriam ministradas as aulas, um passo muito importante para conhecer os alunos, a\r\n
      organização escolar e a metodologia da professora. A partir das informações obtidas\r\n
      durante as observações realizamos o planejamento de nossas aulas, de acordo com o\r\n
      tempo que foi disponibilizado pela instituição. Quanto aos resultados finais eles foram\r\n
      estimulantes e, por isso, decidimos compartilhar nossa experiência.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL LATINO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, COLEÇÃO ANTIPRINCESAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID231_30072018173813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALE RODRIGUES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENALE"
    "autor_email" => "renalle1@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45379
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 231
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL EM AULAS DE ELE: FRIDA KAHLO"
    "resumo" => """
      A literatura não é apenas um instrumento educativo, mas também um caminho para\r\n
      a formação do indivíduo e o desenvolvimento de sua humanização, segundo Antônio Candido.\r\n
      Desse modo, é fundamental que o contato com o texto literário surja desde a infância, logo nas\r\n
      séries iniciais. O presente trabalho tem como finalidade relatar a experiência prática/teórica\r\n
      de estágio desenvolvida no âmbito da disciplina Estágio em Língua Espanhola - Cursos\r\n
      Livres. As atividades foram aplicadas em uma turma de educação infantil, cuja proposta\r\n
      central era unir a literatura e a língua espanhola. O livro escolhido foi Frida Kahlo para\r\n
      chicos y chicas (2015), de Nadia Fink, parte da coleção Antiprincesas. Para que o\r\n
      estágio/projeto fosse realizado satisfatoriamente, inicialmente fez-se necessário estudar\r\n
      as teorias de CUNHA (1991) e COSTA (2007), entre outros, referenciais que utilizaremos\r\n
      neste trabalho. Após as leituras teóricas, foram realizadas observações da turma em que\r\n
      seriam ministradas as aulas, um passo muito importante para conhecer os alunos, a\r\n
      organização escolar e a metodologia da professora. A partir das informações obtidas\r\n
      durante as observações realizamos o planejamento de nossas aulas, de acordo com o\r\n
      tempo que foi disponibilizado pela instituição. Quanto aos resultados finais eles foram\r\n
      estimulantes e, por isso, decidimos compartilhar nossa experiência.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL LATINO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, COLEÇÃO ANTIPRINCESAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID231_30072018173813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALE RODRIGUES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENALE"
    "autor_email" => "renalle1@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A literatura não é apenas um instrumento educativo, mas também um caminho para a formação do indivíduo e o desenvolvimento de sua humanização, segundo Antônio Candido. Desse modo, é fundamental que o contato com o texto literário surja desde a infância, logo nas séries iniciais. O presente trabalho tem como finalidade relatar a experiência prática/teórica de estágio desenvolvida no âmbito da disciplina Estágio em Língua Espanhola - Cursos Livres. As atividades foram aplicadas em uma turma de educação infantil, cuja proposta central era unir a literatura e a língua espanhola. O livro escolhido foi Frida Kahlo para chicos y chicas (2015), de Nadia Fink, parte da coleção Antiprincesas. Para que o estágio/projeto fosse realizado satisfatoriamente, inicialmente fez-se necessário estudar as teorias de CUNHA (1991) e COSTA (2007), entre outros, referenciais que utilizaremos neste trabalho. Após as leituras teóricas, foram realizadas observações da turma em que seriam ministradas as aulas, um passo muito importante para conhecer os alunos, a organização escolar e a metodologia da professora. A partir das informações obtidas durante as observações realizamos o planejamento de nossas aulas, de acordo com o tempo que foi disponibilizado pela instituição. Quanto aos resultados finais eles foram estimulantes e, por isso, decidimos compartilhar nossa experiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.