Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O PROJETO LER, COMPREENDER E ESCREVER: GÊNERO INSTRUCIONAL E A DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO.

Palavra-chaves: LEITURA, SENDIDO, PRODUÇÃO, AÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Esse projeto tem como objetivo atenuar o problema da formação de leitores. Sabemos que não é uma tarefa fácil seduzir, convencer e estimular o aluno a gostar da leitura, pois inúmeras são as dificuldades que as escolas públicas, do Brasil, enfrentam para incentivar esse hábito, além disso, há também a falta de incentivo por parte da família. Segundo Roussau (2000, p.115) apud ANDRADE 2012 “uma criança só encontrará motivos para ler, só se interessará e gostará de ler se lhe pusermos nas mãos leituras que incitam o prazer de ler e a sua utilidade”, comungamos com essa afirmação, pois sabemos que trabalhar a leitura com dinâmicas que envolvam os alunos e busque incentivá-los à interação, em sala de aula, teremos resultados mais positivos. O motivo para privilegiar o gênero instrucional deve-se ao fato de que os alunos têm, diariamente, contato com esses gêneros textuais, dentre esses estão os manuais de jogos, bulas de remédio, receitas de cozinha e outros. Utilizamos esse gênero textual para abordar assuntos relacionados ao cotidiano dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Antenor Navarro e as habilidades para desenvolver tarefas domésticas como, por exemplo, reparos domésticos e a preparação de alimentos. A partir desses textos foram discutidas questões relacionadas às habilidades para desenvolver determinadas tarefas domésticas, especialmente, cozinhar, pois a maioria dos alunos acreditava que a habilidade nata para cozinhar cabia apenas às mulheres.

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