(IN) VISIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA
PÚBLICA: UM OLHAR DE PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES
DA REDE DE ENSINO, MUNICÍPIO DE BARRO ALTO-BA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45514 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 913 "inscrito_id" => 8268 "titulo" => """ (IN) VISIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA\r\n PÚBLICA: UM OLHAR DE PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES\r\n DA REDE DE ENSINO, MUNICÍPIO DE BARRO ALTO-BA. """ "resumo" => """ A questão da inclusão das pessoas com deficiência na escola ainda não é uma realidade em todos os\r\n espaços educativos no Brasil. Leis nacionais e internacionais têm buscado garantir uma política de\r\n inclusão dessas pessoas com deficiência no ensino regular. Este estudo se propôs a analisar o processo\r\n de inclusão dos alunos com necessidades especiais no município de Barro Alto, Estado da Bahia,\r\n refletindo, a realidade das escolas e os dilemas dos professores na efetivação do atendimento a este\r\n público, observando como os profissionais deste município avaliam sua trajetória e como está a\r\n formação destes professores para atender este público. Os dados foram analisados e revelaram que o\r\n município campo da pesquisa, apresenta fragilidades na sua organização teórica e prática para atender\r\n a pessoa com deficiência na rede regular de ensino. Ao concluir a pesquisa, esta revela que muitos\r\n passos estão sendo dados para mudar o quadro de marginalização desse público como: reorganização\r\n da visão social sobre as pessoas com deficiência; inclusão escolar efetiva; respeito à legislação\r\n vigente; redirecionamento de verbas para programas sociais que contemple a pessoa com deficiência.\r\n Assim, todos os integrantes da sociedade brasileira são responsáveis para que a (in) visibilidade da\r\n pessoa com deficiência não retire o seu direito de ir à escola.\r\n Palavras-chave: deficiência; inclusão, exclusão, invisibilidade """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "(IN) VISIBILIDADE, INCLUSÃO, EXCLUSÃO, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID8268_26082018161604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINEI MESSIAS ALECRIM" "autor_nome_curto" => "EDINEI MESSIAS ALECRIM" "autor_email" => "EDINEIPSICOPEDAGOGO@GMAIL" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA - ASSUNÇÃO-PY / FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45514 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 913 "inscrito_id" => 8268 "titulo" => """ (IN) VISIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA\r\n PÚBLICA: UM OLHAR DE PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES\r\n DA REDE DE ENSINO, MUNICÍPIO DE BARRO ALTO-BA. """ "resumo" => """ A questão da inclusão das pessoas com deficiência na escola ainda não é uma realidade em todos os\r\n espaços educativos no Brasil. Leis nacionais e internacionais têm buscado garantir uma política de\r\n inclusão dessas pessoas com deficiência no ensino regular. Este estudo se propôs a analisar o processo\r\n de inclusão dos alunos com necessidades especiais no município de Barro Alto, Estado da Bahia,\r\n refletindo, a realidade das escolas e os dilemas dos professores na efetivação do atendimento a este\r\n público, observando como os profissionais deste município avaliam sua trajetória e como está a\r\n formação destes professores para atender este público. Os dados foram analisados e revelaram que o\r\n município campo da pesquisa, apresenta fragilidades na sua organização teórica e prática para atender\r\n a pessoa com deficiência na rede regular de ensino. Ao concluir a pesquisa, esta revela que muitos\r\n passos estão sendo dados para mudar o quadro de marginalização desse público como: reorganização\r\n da visão social sobre as pessoas com deficiência; inclusão escolar efetiva; respeito à legislação\r\n vigente; redirecionamento de verbas para programas sociais que contemple a pessoa com deficiência.\r\n Assim, todos os integrantes da sociedade brasileira são responsáveis para que a (in) visibilidade da\r\n pessoa com deficiência não retire o seu direito de ir à escola.\r\n Palavras-chave: deficiência; inclusão, exclusão, invisibilidade """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "(IN) VISIBILIDADE, INCLUSÃO, EXCLUSÃO, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID8268_26082018161604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINEI MESSIAS ALECRIM" "autor_nome_curto" => "EDINEI MESSIAS ALECRIM" "autor_email" => "EDINEIPSICOPEDAGOGO@GMAIL" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA - ASSUNÇÃO-PY / FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }