A CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS NO CAMPO DA PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET PEDAGOGIA-UFPI
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45614 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4725 "inscrito_id" => 3657 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS NO CAMPO DA PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET PEDAGOGIA-UFPI" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar experiências que evidenciaram a contribuição de atividades pedagógicas no campo da Pedagogia Social, vivenciadas por meio do Projeto de Extensão: Experiências Interdisciplinares em Educação, Direito e Nutrição planejado e executado pelo Programa de Educação Tutorial-PET, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Abordouse, neste quesito, a pedagogia social, no qual proporciona a saída da educação do ambiente escolar para o encontro de novas realidades. Para se colocarem em práticas os conhecimentos adquiridos dentro do programa PET, realizou-se uma proposta multidisciplinar do referido Projeto dentro da iniciativa do “Mirim Cidadão” que possibilitar a cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no bairro Gurupi na cidade de Teresina/PI. Buscou-se realizar atividades que possibilitassem a interação entre o grupo PET-Pedagogia e os integrantes do Projeto Mirim Cidadão. A metodologia desta pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa que visa as particularidades do sujeito; o diário de bordo, onde foram descritas as experiências conquistadas no desenvolvimento das atividades e a pesquisa-ação, pois ao mesmo tempo em que observávamos o ambiente, promovemos intervenções. Este estudo fundamenta-se nos teóricos Covre (1991), Graciani (1997), Godoy (1995), Mollenhauer (1994), Pérez Serrano (2004), Minayo (2007), Queiroz (2011), Thiollent (2007), Winnicott (1975), promoveu o aprofundamento desta tematica. A partir destes estudos e observações, percebeu-se a importância da pedagogia social na construção de uma sociedade igualitária e o acesso de todos à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINAR, ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS, PEDAGOGIA SOCIAL, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID3657_18092018101919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RITA SOARES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA RITA SOARES" "autor_email" => "anaritasoares2014@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45614 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4725 "inscrito_id" => 3657 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS NO CAMPO DA PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET PEDAGOGIA-UFPI" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar experiências que evidenciaram a contribuição de atividades pedagógicas no campo da Pedagogia Social, vivenciadas por meio do Projeto de Extensão: Experiências Interdisciplinares em Educação, Direito e Nutrição planejado e executado pelo Programa de Educação Tutorial-PET, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Abordouse, neste quesito, a pedagogia social, no qual proporciona a saída da educação do ambiente escolar para o encontro de novas realidades. Para se colocarem em práticas os conhecimentos adquiridos dentro do programa PET, realizou-se uma proposta multidisciplinar do referido Projeto dentro da iniciativa do “Mirim Cidadão” que possibilitar a cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no bairro Gurupi na cidade de Teresina/PI. Buscou-se realizar atividades que possibilitassem a interação entre o grupo PET-Pedagogia e os integrantes do Projeto Mirim Cidadão. A metodologia desta pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa que visa as particularidades do sujeito; o diário de bordo, onde foram descritas as experiências conquistadas no desenvolvimento das atividades e a pesquisa-ação, pois ao mesmo tempo em que observávamos o ambiente, promovemos intervenções. Este estudo fundamenta-se nos teóricos Covre (1991), Graciani (1997), Godoy (1995), Mollenhauer (1994), Pérez Serrano (2004), Minayo (2007), Queiroz (2011), Thiollent (2007), Winnicott (1975), promoveu o aprofundamento desta tematica. A partir destes estudos e observações, percebeu-se a importância da pedagogia social na construção de uma sociedade igualitária e o acesso de todos à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINAR, ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS, PEDAGOGIA SOCIAL, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID3657_18092018101919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RITA SOARES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA RITA SOARES" "autor_email" => "anaritasoares2014@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }