A DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS COMO MÉTODO DE COMBATE À ANSIEDADE MATEMÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45642 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 898 "inscrito_id" => 8797 "titulo" => "A DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS COMO MÉTODO DE COMBATE À ANSIEDADE MATEMÁTICA" "resumo" => """ Quem trabalha com o ensino da matemática se depara comumente com estudantes em estado elevado de ansiedade, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem, formando uma barreira entre o aluno e a compreensão do conteúdo. Esse sentimento é produzido, talvez, por uma abordagem distanciada da prática, que não permite ao estudante associar os conhecimentos matemáticos às experiências cotidianas. O objetivo desse artigo é levantar as causas que contribuem para essa ansiedade à matemática e apresentar sugestões para um ensino dessa disciplina mais voltado para prática, mostrando-se, então, significativo aos estudantes e possibilitando-lhes raciocínios a partir de situações que envolvam sua rotina e vivências. A metodologia utilizada possui natureza descritiva, bibliográfica, mas com características também qualitativas, ao tratar sobre estatísticas, sobre dados. \r\n O texto indica as prováveis consequências do uso de uma metodologia que não insira em seus processos a existência de uma matemática presente no dia a dia, concluindo que é imprescindível lançar mão de uma didática carregada de significados para o estudante e se constituindo numa ferramenta útil para os profissionais que lidam com essa ciência, através do ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, AVERSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8797_26082018113855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESDRAS HENRIQUE DE SOUZA E SILVA" "autor_nome_curto" => "ESDRAS" "autor_email" => "esdrashenrique@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45642 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 898 "inscrito_id" => 8797 "titulo" => "A DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS COMO MÉTODO DE COMBATE À ANSIEDADE MATEMÁTICA" "resumo" => """ Quem trabalha com o ensino da matemática se depara comumente com estudantes em estado elevado de ansiedade, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem, formando uma barreira entre o aluno e a compreensão do conteúdo. Esse sentimento é produzido, talvez, por uma abordagem distanciada da prática, que não permite ao estudante associar os conhecimentos matemáticos às experiências cotidianas. O objetivo desse artigo é levantar as causas que contribuem para essa ansiedade à matemática e apresentar sugestões para um ensino dessa disciplina mais voltado para prática, mostrando-se, então, significativo aos estudantes e possibilitando-lhes raciocínios a partir de situações que envolvam sua rotina e vivências. A metodologia utilizada possui natureza descritiva, bibliográfica, mas com características também qualitativas, ao tratar sobre estatísticas, sobre dados. \r\n O texto indica as prováveis consequências do uso de uma metodologia que não insira em seus processos a existência de uma matemática presente no dia a dia, concluindo que é imprescindível lançar mão de uma didática carregada de significados para o estudante e se constituindo numa ferramenta útil para os profissionais que lidam com essa ciência, através do ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, AVERSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8797_26082018113855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESDRAS HENRIQUE DE SOUZA E SILVA" "autor_nome_curto" => "ESDRAS" "autor_email" => "esdrashenrique@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }