SILVA, Elder Cardoso Fernandes. A eflorecênscia literaria na educação infantil. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45723>. Acesso em: 22/11/2024 03:05
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação do gosto pela leitura na Educação Infantil, visto que ler é uma forma de propiciar o desenvolvimento da criança, ensinando-a a ver o mundo de variadas formas e de acordo com suas necessidades. Assim, necessita-se que o educador tenha consciência de que deve realizar uma prática de leitura na qual as crianças tomem gosto por ela e aos poucos se tornem bons leitores. É notável que trabalhar com a leitura principalmente na fase infantil, requer compromisso, carinho e acima de tudo perceba que nesta fase a leitura deve ser trabalhada de maneira fácil, emocionante e prazerosa; a literatura infantil e os mais variados gêneros textuais podem ser utilizados como recursos indispensáveis e viáveis nesta atividade. Este trabalho se realiza em primeira instancia na parte bibliográfica, alicerçada em teóricos como Bamberber (2002), Lajolo e Zilberman (1998), Chiappini (2003) e outros. Em seguida realiza-se a parte prática e confronta-se teoria e prática visando o melhor desenvolvimento da pesquisa. Com isso espera-se que conscientizar os educadores e outros profissionais da educação a respeito de um educar em que a leitura seja um exercício do qual os alunos desejam realizar, compreendendo assim sua essencialidade.