A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GIRAU DO PONCIANO – AL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45742 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2100 "inscrito_id" => 5012 "titulo" => "A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GIRAU DO PONCIANO – AL" "resumo" => "Nos últimos anos a educação brasileira passou e está passando por um cenário de mudanças educacionais. Neste contexto, encontra-se a Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade de ensino que tem apresentado altos índices de evasão escolar. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da evasão escolar na EJA em uma escola pública localizada no município de Girau do Ponciano - AL, e tem como público alvo, discentes evadidos da referida modalidade. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e descritivo, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas, objetivando-se analisar os motivos responsáveis pela evasão na EJA. Na aplicação do questionário contou-se com a participação de alunos (as) matriculados (as) neste segmento. Desse total, foram selecionados alunos que abandonaram a escola ou que dela evadiu. Os resultados desta investigação indicam que os estudantes que evadem da EJA na escola investigada são majoritariamente alunos residentes na zona rural e dentre os principais motivos que contribuíram para a evasão são questões de ordem econômica, familiares, pessoais e escolares. Por outro lado, a maior parte dos jovens e adultos evadidos considerou que a escola não atendia aos seus interesses, inclusive quanto aos conteúdos trabalhados, caracterizando no abandono escolar. A partir da análise dos dados coletados nota-se a importância da ressignificação do currículo escolar e na formação continuada de professores da EJA, visando contribuir para a redução dos indicadores de evasão na escola que serviu como referência para essa investigação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EVASÃO ESCOLAR, JOVENS E ADULTOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5012_09092018195439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacquelinebarbosa201@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45742 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2100 "inscrito_id" => 5012 "titulo" => "A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GIRAU DO PONCIANO – AL" "resumo" => "Nos últimos anos a educação brasileira passou e está passando por um cenário de mudanças educacionais. Neste contexto, encontra-se a Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade de ensino que tem apresentado altos índices de evasão escolar. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da evasão escolar na EJA em uma escola pública localizada no município de Girau do Ponciano - AL, e tem como público alvo, discentes evadidos da referida modalidade. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e descritivo, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas, objetivando-se analisar os motivos responsáveis pela evasão na EJA. Na aplicação do questionário contou-se com a participação de alunos (as) matriculados (as) neste segmento. Desse total, foram selecionados alunos que abandonaram a escola ou que dela evadiu. Os resultados desta investigação indicam que os estudantes que evadem da EJA na escola investigada são majoritariamente alunos residentes na zona rural e dentre os principais motivos que contribuíram para a evasão são questões de ordem econômica, familiares, pessoais e escolares. Por outro lado, a maior parte dos jovens e adultos evadidos considerou que a escola não atendia aos seus interesses, inclusive quanto aos conteúdos trabalhados, caracterizando no abandono escolar. A partir da análise dos dados coletados nota-se a importância da ressignificação do currículo escolar e na formação continuada de professores da EJA, visando contribuir para a redução dos indicadores de evasão na escola que serviu como referência para essa investigação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EVASÃO ESCOLAR, JOVENS E ADULTOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5012_09092018195439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacquelinebarbosa201@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }