A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45763 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3389 "inscrito_id" => 7537 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM." "resumo" => "O uso de aulas experimentais no ensino de Química é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitem a contextualização e o estímulo de questionamento para uma melhor compreensão e aprendizagem do aluno. Contudo, muitas são as dificuldades encontradas pelos alunos durante a disciplina de química, observa-se ainda muita desmotivação e desinteresse por parte dos alunos. Afirmam que a disciplina é muito teórica e de difícil compreensão, não possuindo aulas experimentais, sendo assim não conseguindo assimilar o assunto com o seu cotidiano. A experimentação possibilita ao aluno pensar sobre o mundo de forma científica, ampliando seu aprendizado e estimulando habilidades, como a observação, a obtenção e a organização de dados. Neste sentindo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do 2° Ano do Ensino Médio em relação ao uso da experimentação no ensino de Química, através de atividades práticas. Para a obtenção dos dados que compuseram a proposta deste trabalho, foram desenvolvidas atividades experimentais, com materiais alternativos e também um questionário que posteriormente foi aplicado à vinte e oito alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola de rede pública Centro de Ensino Inácio Passarinho do município de Caxias-MA. Os resultados foram bastantes satisfatórios e estão de acordo com os dados da literatura que tem revelado que a experimentação tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. As práticas realizadas chamaram a atenção dos alunos por serem de fácil entendimento e diferente das aulas tradicionais em sala de aula. Além disso, observou-se que os alunos gostariam de ter mais contato com atividades experimentais, pois segundo eles, os experimentos esclarecem muitas dúvidas pendentes nas teorias e desperta o interesse pela disciplina. Foi possível constatar que os alunos realmente veem a experimentação nas aulas de química como algo importante e fundamentais para a melhoria do ensino. Quando o conteúdo é desenvolvido de maneira prática a aula sai da rotina e há uma melhor interação entre aluno-professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7537_14092018000212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANE MATIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "ISLANE" "autor_email" => "matiasislane@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45763 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3389 "inscrito_id" => 7537 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM." "resumo" => "O uso de aulas experimentais no ensino de Química é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitem a contextualização e o estímulo de questionamento para uma melhor compreensão e aprendizagem do aluno. Contudo, muitas são as dificuldades encontradas pelos alunos durante a disciplina de química, observa-se ainda muita desmotivação e desinteresse por parte dos alunos. Afirmam que a disciplina é muito teórica e de difícil compreensão, não possuindo aulas experimentais, sendo assim não conseguindo assimilar o assunto com o seu cotidiano. A experimentação possibilita ao aluno pensar sobre o mundo de forma científica, ampliando seu aprendizado e estimulando habilidades, como a observação, a obtenção e a organização de dados. Neste sentindo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do 2° Ano do Ensino Médio em relação ao uso da experimentação no ensino de Química, através de atividades práticas. Para a obtenção dos dados que compuseram a proposta deste trabalho, foram desenvolvidas atividades experimentais, com materiais alternativos e também um questionário que posteriormente foi aplicado à vinte e oito alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola de rede pública Centro de Ensino Inácio Passarinho do município de Caxias-MA. Os resultados foram bastantes satisfatórios e estão de acordo com os dados da literatura que tem revelado que a experimentação tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. As práticas realizadas chamaram a atenção dos alunos por serem de fácil entendimento e diferente das aulas tradicionais em sala de aula. Além disso, observou-se que os alunos gostariam de ter mais contato com atividades experimentais, pois segundo eles, os experimentos esclarecem muitas dúvidas pendentes nas teorias e desperta o interesse pela disciplina. Foi possível constatar que os alunos realmente veem a experimentação nas aulas de química como algo importante e fundamentais para a melhoria do ensino. Quando o conteúdo é desenvolvido de maneira prática a aula sai da rotina e há uma melhor interação entre aluno-professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7537_14092018000212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANE MATIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "ISLANE" "autor_email" => "matiasislane@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }