A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGAS/OS NO BRASIL:
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45780 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2642 "inscrito_id" => 2160 "titulo" => """ A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGAS/OS NO BRASIL:\r\n PROBLEMAS E PERSPECTIVAS """ "resumo" => """ RESUMO: O presente texto tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa sobre a\r\n formação continuada dos profissionais da Pedagogia no Brasil a partir da deva de 1990. Buscase\r\n compreender os sentidos dessa formação para o processo de profissionalização,\r\n principalmente na construção da identidade desse profissional em sua relação com os saberes\r\n construídos ao longo de seu trabalho. Como metodologia, adotou-se a revisão bibliográfica de\r\n vários artigos e livros de autores/as da área e de campos de conhecimento diversos os quais\r\n diretamente e indiretamente contribuem para se pensar reflexivamente a docência na área da\r\n Pedagogia e sua profissionalização específica. Também, partiu-se do entendimento de que os\r\n sentidos legais e formais da formação continuada de pedagogos/as tem, desde a década de 1990,\r\n se direcionado a atender aos interesses da competência no interior do neoliberalismo que se\r\n expressa como consequência da crise capitalista. Por isso, como resultado parcial, apontamos a\r\n necessidade de entender que a formação continuada para a Pedagogia tem sido direcionada ao\r\n saber fazer prático e pouco aprofundado, implicando numa profissionalização técnica e\r\n pragmática, esvaziada da práxis. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PROFISSIONALIZAÇÃO, CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO, COMPETÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID2160_10092018152324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DOS SANTOS PEREIRA HENRIQUE" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patriciahenrique91.ph@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45780 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2642 "inscrito_id" => 2160 "titulo" => """ A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGAS/OS NO BRASIL:\r\n PROBLEMAS E PERSPECTIVAS """ "resumo" => """ RESUMO: O presente texto tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa sobre a\r\n formação continuada dos profissionais da Pedagogia no Brasil a partir da deva de 1990. Buscase\r\n compreender os sentidos dessa formação para o processo de profissionalização,\r\n principalmente na construção da identidade desse profissional em sua relação com os saberes\r\n construídos ao longo de seu trabalho. Como metodologia, adotou-se a revisão bibliográfica de\r\n vários artigos e livros de autores/as da área e de campos de conhecimento diversos os quais\r\n diretamente e indiretamente contribuem para se pensar reflexivamente a docência na área da\r\n Pedagogia e sua profissionalização específica. Também, partiu-se do entendimento de que os\r\n sentidos legais e formais da formação continuada de pedagogos/as tem, desde a década de 1990,\r\n se direcionado a atender aos interesses da competência no interior do neoliberalismo que se\r\n expressa como consequência da crise capitalista. Por isso, como resultado parcial, apontamos a\r\n necessidade de entender que a formação continuada para a Pedagogia tem sido direcionada ao\r\n saber fazer prático e pouco aprofundado, implicando numa profissionalização técnica e\r\n pragmática, esvaziada da práxis. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PROFISSIONALIZAÇÃO, CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO, COMPETÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID2160_10092018152324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DOS SANTOS PEREIRA HENRIQUE" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patriciahenrique91.ph@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }