A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EJA: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45800 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1556 "inscrito_id" => 8729 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EJA: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma análise dos saberes que o professor de EJA mobiliza na organização de sua prática em sala de aula, cujo objetivo geral é compreender o processo de construção do conhecimento profissional do educador de Jovens e Adultos e sua influência na prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. À pesquisa foi conduzida com oito docentes. Para um diagnóstico mais preciso foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, sendo aplicada aos respectivos professores sobre a tessitura do entendimento da falta de formação profissional específica dos docentes para trabalhar com a EJA, bem como a necessidade de uma política educacional voltada para essa modalidade de ensino, visto que, apesar de a maioria dos professores recorrerem aos diferentes saberes adquiridos em sua trajetória, a educação de jovens e adultos ainda expressa um reflexo de exclusão e ideologia apresentando bastante dificuldade. Para atingir aos objetivos propostos e atender às características do objeto, discorremos sobre os saberes mobilizados e utilizados pelos professores, No levantamento bibliográfico sobre saberes recorremos a Tardif (2002), Tardif & Lessard, (2009), Pimenta (2002, 2005), Gauthier (1998), Therrien (1995), Nóvoa (1992), e no sentido de se aproximar mais da literatura que trata da educação de jovens e adultos recorremos a, Durante (1998), Cormelato (2001), Pinto (2007), Carneiro (2009), entre outros e alguns documentos do Ministério da Educação e Cultura/MEC que delineiam diretrizes para EJA. Assim, sugere-se que muito se tem a evoluir para que toda a potencialidade utilizada a favor do ensino de jovens e adultos obtenha sucesso, tanto para construção das práticas pedagógicas de seus docentes quanto para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8729_06092018232410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES PEREIRA DO AMARAL LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lourdinhaamarall@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45800 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1556 "inscrito_id" => 8729 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EJA: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma análise dos saberes que o professor de EJA mobiliza na organização de sua prática em sala de aula, cujo objetivo geral é compreender o processo de construção do conhecimento profissional do educador de Jovens e Adultos e sua influência na prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. À pesquisa foi conduzida com oito docentes. Para um diagnóstico mais preciso foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, sendo aplicada aos respectivos professores sobre a tessitura do entendimento da falta de formação profissional específica dos docentes para trabalhar com a EJA, bem como a necessidade de uma política educacional voltada para essa modalidade de ensino, visto que, apesar de a maioria dos professores recorrerem aos diferentes saberes adquiridos em sua trajetória, a educação de jovens e adultos ainda expressa um reflexo de exclusão e ideologia apresentando bastante dificuldade. Para atingir aos objetivos propostos e atender às características do objeto, discorremos sobre os saberes mobilizados e utilizados pelos professores, No levantamento bibliográfico sobre saberes recorremos a Tardif (2002), Tardif & Lessard, (2009), Pimenta (2002, 2005), Gauthier (1998), Therrien (1995), Nóvoa (1992), e no sentido de se aproximar mais da literatura que trata da educação de jovens e adultos recorremos a, Durante (1998), Cormelato (2001), Pinto (2007), Carneiro (2009), entre outros e alguns documentos do Ministério da Educação e Cultura/MEC que delineiam diretrizes para EJA. Assim, sugere-se que muito se tem a evoluir para que toda a potencialidade utilizada a favor do ensino de jovens e adultos obtenha sucesso, tanto para construção das práticas pedagógicas de seus docentes quanto para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8729_06092018232410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES PEREIRA DO AMARAL LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lourdinhaamarall@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }