A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO TRABALHO COM A LEITURA NO MANUAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45804 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 414 "inscrito_id" => 3690 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO TRABALHO COM A LEITURA NO MANUAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Neste artigo, ligado ao Grupo Formação de Professores – aberto durante a realização do V CONEDU (Congresso Nacional de Educação), será apresentado o resultado de estudos e pesquisas realizados no intuito de colaborar para com os trabalhos relacionados à formação e atuação docente. Assim, procuraremos despertar uma maior atenção quanto a presença do livro didático na sala de aula, buscando sua relevância no andamento das atividades prático-metodológicas e, ao mesmo tempo, a necessidade de formação e acuidade por parte dos profissionais quanto a sua utilização, de modo a não torná-lo instrumento de verdade inquestionável, com reinado absoluto no universo de ensino-aprendizagem. Propiciaremos uma reflexão acerca dos encaminhamentos de leitura no livro didático de português, já que sabemos ser esse manual, em muitas escolas, o único material disponível para o professor planejar suas aulas. Para tanto, pretendemos mostrar que o professor deverá ser preparado para analisar os procedimentos que o Livro didático de português dispensa aos sujeitos aprendentes. É possível que, ao final deste trabalho, despertemos quanto à necessidade de novos olhares acerca deste tema que embora muito estudado, continua como alvo de críticas na atualidade, constituindo-se um elemento complexo, uma vez que se destaca como o material didatizado mais utilizado pelo professor. Em síntese, enquanto pertencentes a uma sociedade excludente e altamente competitiva, é imprescindível a presença e atuação de docentes melhor preparados quanto ao hábito de ler e, consequentemente, à formação de leitores a partir de um trabalho consciente e crítico-reflexivo acerca dos materiais didáticos que utiliza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, LEITURA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3690_01082018111415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALDAIR NETO" "autor_nome_curto" => "PROF. ALDAIR NETO" "autor_email" => "profaldairneto@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45804 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 414 "inscrito_id" => 3690 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO TRABALHO COM A LEITURA NO MANUAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Neste artigo, ligado ao Grupo Formação de Professores – aberto durante a realização do V CONEDU (Congresso Nacional de Educação), será apresentado o resultado de estudos e pesquisas realizados no intuito de colaborar para com os trabalhos relacionados à formação e atuação docente. Assim, procuraremos despertar uma maior atenção quanto a presença do livro didático na sala de aula, buscando sua relevância no andamento das atividades prático-metodológicas e, ao mesmo tempo, a necessidade de formação e acuidade por parte dos profissionais quanto a sua utilização, de modo a não torná-lo instrumento de verdade inquestionável, com reinado absoluto no universo de ensino-aprendizagem. Propiciaremos uma reflexão acerca dos encaminhamentos de leitura no livro didático de português, já que sabemos ser esse manual, em muitas escolas, o único material disponível para o professor planejar suas aulas. Para tanto, pretendemos mostrar que o professor deverá ser preparado para analisar os procedimentos que o Livro didático de português dispensa aos sujeitos aprendentes. É possível que, ao final deste trabalho, despertemos quanto à necessidade de novos olhares acerca deste tema que embora muito estudado, continua como alvo de críticas na atualidade, constituindo-se um elemento complexo, uma vez que se destaca como o material didatizado mais utilizado pelo professor. Em síntese, enquanto pertencentes a uma sociedade excludente e altamente competitiva, é imprescindível a presença e atuação de docentes melhor preparados quanto ao hábito de ler e, consequentemente, à formação de leitores a partir de um trabalho consciente e crítico-reflexivo acerca dos materiais didáticos que utiliza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, LEITURA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3690_01082018111415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALDAIR NETO" "autor_nome_curto" => "PROF. ALDAIR NETO" "autor_email" => "profaldairneto@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }