A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO: COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45863 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4013 "inscrito_id" => 4776 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO: COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA" "resumo" => "O ensino da zoologia muitas vezes permanece centrado em metodologias baseadas na transmissão e recepção de informações, através de aulas unicamente expositivas. Portanto, é necessário que o professor como mediador utilize estratégias que permita ao aluno ser um protagonista na construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a aula prática é uma ferramenta metodológica importante e consequentemente facilitadora no processo de ensino aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi à realização de aulas práticas, estabelecendo conexão com os saberes teóricos relacionados ao filo Echinodermata, na Escola Estadual Professora Eudoxia de Alcantara Ferreira localizada no município de Vitória de Santo Antão-PE. Desse modo, foi realizada a aplicação de um pré-questionário, com o intuito de coletar dados referentes às metodologias vivenciadas pelos alunos durante a abordagem dos saberes conceituais ligados à zoologia. A partir dessa sondagem ocorreu o planejamento e execução de aulas teóricas com a utilização de recursos visuais, além de modelos didáticos, em seguida, foram aplicadas as aulas práticas, mediadas na sala de aula, uma vez que a escola não conta com laboratórios. Por fim, os alunos foram convidados a participar do ultimo questionário, para verificar como foi, na visão deles, a experiência metodológica proposta. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que foi notória a receptividade dos alunos em relação às aulas práticas, além da comprovação dos mesmos de que a falta dela pode prejudicar a aprendizagem. Desse modo, as aulas práticas, se bem planejadas e executadas, são de extrema relevância no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de zoologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ZOOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4776_17092018162552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELY SANTOS DE BARROS" "autor_nome_curto" => "DANIELY SANTOS DE BARROS" "autor_email" => "daniellesantoss2951@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45863 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4013 "inscrito_id" => 4776 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO: COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA" "resumo" => "O ensino da zoologia muitas vezes permanece centrado em metodologias baseadas na transmissão e recepção de informações, através de aulas unicamente expositivas. Portanto, é necessário que o professor como mediador utilize estratégias que permita ao aluno ser um protagonista na construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a aula prática é uma ferramenta metodológica importante e consequentemente facilitadora no processo de ensino aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi à realização de aulas práticas, estabelecendo conexão com os saberes teóricos relacionados ao filo Echinodermata, na Escola Estadual Professora Eudoxia de Alcantara Ferreira localizada no município de Vitória de Santo Antão-PE. Desse modo, foi realizada a aplicação de um pré-questionário, com o intuito de coletar dados referentes às metodologias vivenciadas pelos alunos durante a abordagem dos saberes conceituais ligados à zoologia. A partir dessa sondagem ocorreu o planejamento e execução de aulas teóricas com a utilização de recursos visuais, além de modelos didáticos, em seguida, foram aplicadas as aulas práticas, mediadas na sala de aula, uma vez que a escola não conta com laboratórios. Por fim, os alunos foram convidados a participar do ultimo questionário, para verificar como foi, na visão deles, a experiência metodológica proposta. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que foi notória a receptividade dos alunos em relação às aulas práticas, além da comprovação dos mesmos de que a falta dela pode prejudicar a aprendizagem. Desse modo, as aulas práticas, se bem planejadas e executadas, são de extrema relevância no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de zoologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ZOOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4776_17092018162552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELY SANTOS DE BARROS" "autor_nome_curto" => "DANIELY SANTOS DE BARROS" "autor_email" => "daniellesantoss2951@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }