A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45887 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1233 "inscrito_id" => 55 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Sabemos que a língua é o meio mais utilizado para nos comunicarmos e a leitura e interpretação é de suma importância para a compreensão de textos sejam eles de quaisquer áreas. Vemos que a Matemática por muitos anos tem se tornado incompreensível por grande parte dos estudantes que estudam áreas afins da mesma. Este artigo tem como propósito abordar a importância da língua portuguesa no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, por se tratar de uma linguagem rica, mas que poucos conhecem em sua totalidade ou mesmo a dominam. A metodologia utilizada neste artigo tem por caráter o referencial teórico e consistindo em estudos que abordam a utilização da Interpretação de textos em diversas situações, principalmente em Matemática. O arcabouço teórico foi feito através da leitura e observação de pesquisas já realizadas nesse contexto e estudo através de pesquisadores como: POLYA (1995), VYGOTSKI (2001). Como resultado da pesquisa, chegamos à conclusão de que a Interpretação de textos pode ser vista com mais importância para a compreensão de atividades ou de contextos matemáticos para facilitar o entendimento dos estudantes no processo de ensino- aprendizagem da Matemática e tem se mostrado eficaz quando utilizada, produzindo uma maior compreensão e assim o interesse e envolvimento maior dos alunos com a matéria, fazendo com que o rendimento escolar seja aumentado e mais agradável para os alunos que estudam tal componente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "TEXTOS MATEMÁTICOS, INTERPRETAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID55_03092018122815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "YURI SOUSA" "autor_email" => "yuri1998@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45887 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1233 "inscrito_id" => 55 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Sabemos que a língua é o meio mais utilizado para nos comunicarmos e a leitura e interpretação é de suma importância para a compreensão de textos sejam eles de quaisquer áreas. Vemos que a Matemática por muitos anos tem se tornado incompreensível por grande parte dos estudantes que estudam áreas afins da mesma. Este artigo tem como propósito abordar a importância da língua portuguesa no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, por se tratar de uma linguagem rica, mas que poucos conhecem em sua totalidade ou mesmo a dominam. A metodologia utilizada neste artigo tem por caráter o referencial teórico e consistindo em estudos que abordam a utilização da Interpretação de textos em diversas situações, principalmente em Matemática. O arcabouço teórico foi feito através da leitura e observação de pesquisas já realizadas nesse contexto e estudo através de pesquisadores como: POLYA (1995), VYGOTSKI (2001). Como resultado da pesquisa, chegamos à conclusão de que a Interpretação de textos pode ser vista com mais importância para a compreensão de atividades ou de contextos matemáticos para facilitar o entendimento dos estudantes no processo de ensino- aprendizagem da Matemática e tem se mostrado eficaz quando utilizada, produzindo uma maior compreensão e assim o interesse e envolvimento maior dos alunos com a matéria, fazendo com que o rendimento escolar seja aumentado e mais agradável para os alunos que estudam tal componente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "TEXTOS MATEMÁTICOS, INTERPRETAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID55_03092018122815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "YURI SOUSA" "autor_email" => "yuri1998@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }