A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A GESTÃO
ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
TEODÓSIO DE OLIVEIRA LEDO NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – PB.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45934 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2605 "inscrito_id" => 5675 "titulo" => """ A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A GESTÃO\r\n ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO\r\n TEODÓSIO DE OLIVEIRA LEDO NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – PB. """ "resumo" => """ : O Projeto Político Pedagógico reflete um trabalho em constante construção,\r\n acompanhamento, avaliação e reconstrução. Portanto, deve ser um documento claro e objetivo, que\r\n apresente a realidade escolar. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que se encontra\r\n em fase de conclusão, desenvolvida em uma escola Estadual no Município de Boa Vista-PB, contando\r\n com a participação de alunos, professores e gestor, tendo como objetivo analisar a elaboração,\r\n desenvolvimento e execução do PPP da escola objeto dessa pesquisa. A fundamentação teórica desse\r\n trabalho utilizou-se de documentos oficiais como LDB, A Constituição Federal de 1988, PPP da\r\n escola, autores como Almeida e Freitas (2015), Veiga (2008), Gil (2010), Richardson (2008) entre\r\n outros. Para tanto se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos uma pesquisa de cunho\r\n exploratório, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa se constitui como quanti-qualitativa, com\r\n aplicação de questionários fechados a alunos e professores e entrevista semi-estruturada com a gestora\r\n escolar. De acordo com os principais resultados, 59,3% alunos afirmaram participar de projetos. 33,3%\r\n responderam que apenas assistem e responderam que participam dos eventos escolares. Entre os\r\n docentes 46,7% afirmaram que sempre consultam o PPP e 26,7% respondeu que consultam apenas em\r\n planejamentos anuais, 13,3% apenas em reuniões, 6,7% responderam que estava sendo desenvolvido\r\n apenas em projetos escolares e 6,7% responderam que não está sendo desenvolvido. Como resultado\r\n imediato percebeu-se que muitas ações descritas no PPP foram desenvolvidas na escola e que as\r\n diretrizes estabelecidas nesse documento norteiam as ações pedagógicas da unidade de ensino\r\n investigada na pesquisa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5675_10092018145317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FARUK MARACAJÁ NAPY CHARARA" "autor_nome_curto" => "MARACAJÁ" "autor_email" => "napy@oi.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45934 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2605 "inscrito_id" => 5675 "titulo" => """ A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A GESTÃO\r\n ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO\r\n TEODÓSIO DE OLIVEIRA LEDO NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – PB. """ "resumo" => """ : O Projeto Político Pedagógico reflete um trabalho em constante construção,\r\n acompanhamento, avaliação e reconstrução. Portanto, deve ser um documento claro e objetivo, que\r\n apresente a realidade escolar. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que se encontra\r\n em fase de conclusão, desenvolvida em uma escola Estadual no Município de Boa Vista-PB, contando\r\n com a participação de alunos, professores e gestor, tendo como objetivo analisar a elaboração,\r\n desenvolvimento e execução do PPP da escola objeto dessa pesquisa. A fundamentação teórica desse\r\n trabalho utilizou-se de documentos oficiais como LDB, A Constituição Federal de 1988, PPP da\r\n escola, autores como Almeida e Freitas (2015), Veiga (2008), Gil (2010), Richardson (2008) entre\r\n outros. Para tanto se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos uma pesquisa de cunho\r\n exploratório, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa se constitui como quanti-qualitativa, com\r\n aplicação de questionários fechados a alunos e professores e entrevista semi-estruturada com a gestora\r\n escolar. De acordo com os principais resultados, 59,3% alunos afirmaram participar de projetos. 33,3%\r\n responderam que apenas assistem e responderam que participam dos eventos escolares. Entre os\r\n docentes 46,7% afirmaram que sempre consultam o PPP e 26,7% respondeu que consultam apenas em\r\n planejamentos anuais, 13,3% apenas em reuniões, 6,7% responderam que estava sendo desenvolvido\r\n apenas em projetos escolares e 6,7% responderam que não está sendo desenvolvido. Como resultado\r\n imediato percebeu-se que muitas ações descritas no PPP foram desenvolvidas na escola e que as\r\n diretrizes estabelecidas nesse documento norteiam as ações pedagógicas da unidade de ensino\r\n investigada na pesquisa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5675_10092018145317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FARUK MARACAJÁ NAPY CHARARA" "autor_nome_curto" => "MARACAJÁ" "autor_email" => "napy@oi.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }