A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES: UMA AÇÃO NECESSÁRIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45968 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1905 "inscrito_id" => 4770 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES: UMA AÇÃO NECESSÁRIA" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa, que tem como objetivo apreender os sentidos e significados constitutivos da dimensão subjetiva da realidade escolar, tendo em vista as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula. Diante dos depoimentos focamos neste trabalho o objetivo de refletir acerca da influência da família nas atividades que são realizadas em sala de aula. Tal pesquisa esta fundamentada na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski (2007) e colaboradores e nas discussões de Davis e Aguiar (2010), Aguiar (2009), que embasaram teoricamente esta investigação. Para produção das informações foram realizadas entrevista semi-estruturada e recorrente, vídeo-gravação, Autoconfrontação Simples (CLOT, 2006) tendo como partícipe uma professora que leciona no ensino fundamental da rede municipal da cidade de Mossoró-RN. Para análise e sistematização das informações produzidas utilizamos a proposta dos Núcleos de Significação, organizada por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). Verificamos no relato da professora a preocupação com relação à influência da família nas atividades realizadas na sala de aula, entendida como processo de aprendizagem e desenvolvimento. Destacamos o empenho da professora em fazer visitas à família com o objetivo explícito de ter de volta o aluno que não estava frequentando a escola, tendo sido uma luta constante, visando à melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Identificamos que os dois procedimentos realizados durante a investigação podem contribuir para a compreensão do fazer pedagógico da professora. Este trabalho é fruta da pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD1, ambos ligados ao Grupo de Estudo Educação e Subjetividade – GEPES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ATIVIDADE DOCENTE, RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4770_09092018104503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES RAULINA SILVA CAMARA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES" "autor_email" => "TamiresRaulina@outlook.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45968 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1905 "inscrito_id" => 4770 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES: UMA AÇÃO NECESSÁRIA" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa, que tem como objetivo apreender os sentidos e significados constitutivos da dimensão subjetiva da realidade escolar, tendo em vista as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula. Diante dos depoimentos focamos neste trabalho o objetivo de refletir acerca da influência da família nas atividades que são realizadas em sala de aula. Tal pesquisa esta fundamentada na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski (2007) e colaboradores e nas discussões de Davis e Aguiar (2010), Aguiar (2009), que embasaram teoricamente esta investigação. Para produção das informações foram realizadas entrevista semi-estruturada e recorrente, vídeo-gravação, Autoconfrontação Simples (CLOT, 2006) tendo como partícipe uma professora que leciona no ensino fundamental da rede municipal da cidade de Mossoró-RN. Para análise e sistematização das informações produzidas utilizamos a proposta dos Núcleos de Significação, organizada por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). Verificamos no relato da professora a preocupação com relação à influência da família nas atividades realizadas na sala de aula, entendida como processo de aprendizagem e desenvolvimento. Destacamos o empenho da professora em fazer visitas à família com o objetivo explícito de ter de volta o aluno que não estava frequentando a escola, tendo sido uma luta constante, visando à melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Identificamos que os dois procedimentos realizados durante a investigação podem contribuir para a compreensão do fazer pedagógico da professora. Este trabalho é fruta da pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD1, ambos ligados ao Grupo de Estudo Educação e Subjetividade – GEPES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ATIVIDADE DOCENTE, RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4770_09092018104503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES RAULINA SILVA CAMARA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES" "autor_email" => "TamiresRaulina@outlook.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }