A INFORMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA PARA O AUXÍLIO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45981 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4468 "inscrito_id" => 11469 "titulo" => "A INFORMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA PARA O AUXÍLIO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Com o passar dos anos, a tecnologia tornou-se indispensável na vida de todas as pessoas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O computador, por exemplo, é utilizado em todas as áreas e a educação não seria diferente. Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos estudantes no que diz respeito a aprendizagem da matemática, seria muito interessante torná-la divertida e prazerosa através do apoio de ferramentas metodológicas que a transformasse em algo cotidiano e não uma obrigação. Pensando nisso, surgiu para nós a necessidade de desenvolver um trabalho que respondesse a problemática: de que forma a informática pode contribuir para a aprendizagem da matemática? Diante disso objetivamos analisar como a informática pode contribuir para o ensino da informática – ao tornar a matéria mais interativa e prazerosa para os estudantes. Visando alcançar esse objetivo geral delimitamos nosso trabalho nas seguintes etapas específicas de análise: primeiramente, estudamos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais do meio acadêmico para inserir a informática como suporte metodológico aos seus conteúdos, após isso entendemos de que forma a informática pode contribuir para o ensino e aprendizagem da matemática. E por fim, exemplificamos softwares a serem utilizados pelos professores como metodologia auxiliar em suas aulas. A informática vem contribuindo significativamente no que diz respeito a educação, e ainda são muitas as dificuldades encontradas pelos profissionais da área para utilizá-la como ferramenta didática, porém quando essas dificuldades são superadas propiciam aos estudantes a expansão de seus horizontes e a vivencia prática de tudo aquilo que aprendem nas aulas de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "INFORMÁTICA, MATEMÁTICA, PROFESSORES, SOFTWARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID11469_17092018223444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLY FIGUEREDO PESSOA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NICOLY ALMEIDA" "autor_email" => "nicoly.almeida@academico." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45981 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4468 "inscrito_id" => 11469 "titulo" => "A INFORMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA PARA O AUXÍLIO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Com o passar dos anos, a tecnologia tornou-se indispensável na vida de todas as pessoas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O computador, por exemplo, é utilizado em todas as áreas e a educação não seria diferente. Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos estudantes no que diz respeito a aprendizagem da matemática, seria muito interessante torná-la divertida e prazerosa através do apoio de ferramentas metodológicas que a transformasse em algo cotidiano e não uma obrigação. Pensando nisso, surgiu para nós a necessidade de desenvolver um trabalho que respondesse a problemática: de que forma a informática pode contribuir para a aprendizagem da matemática? Diante disso objetivamos analisar como a informática pode contribuir para o ensino da informática – ao tornar a matéria mais interativa e prazerosa para os estudantes. Visando alcançar esse objetivo geral delimitamos nosso trabalho nas seguintes etapas específicas de análise: primeiramente, estudamos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais do meio acadêmico para inserir a informática como suporte metodológico aos seus conteúdos, após isso entendemos de que forma a informática pode contribuir para o ensino e aprendizagem da matemática. E por fim, exemplificamos softwares a serem utilizados pelos professores como metodologia auxiliar em suas aulas. A informática vem contribuindo significativamente no que diz respeito a educação, e ainda são muitas as dificuldades encontradas pelos profissionais da área para utilizá-la como ferramenta didática, porém quando essas dificuldades são superadas propiciam aos estudantes a expansão de seus horizontes e a vivencia prática de tudo aquilo que aprendem nas aulas de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "INFORMÁTICA, MATEMÁTICA, PROFESSORES, SOFTWARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID11469_17092018223444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLY FIGUEREDO PESSOA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NICOLY ALMEIDA" "autor_email" => "nicoly.almeida@academico." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }