O presente artigo apresenta algumas considerações à respeito da alfabetização e letramento no Brasil e o seu reflexo nas avaliações externas, apontando o percentual de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio em Língua Portuguesa. Os dados indicam um índice considerável de estudantes que estão abaixo do nível básico das competências e habilidades necessárias para a série escolar em que se encontram. Nesse sentido, a pesquisa experimental que foi aplicada em um grupo de alunos de uma escola da rede Estadual de Ensino, no interior do estado de São Paulo, buscou demonstrar a influencia da música erudita enquanto estímulo no processo criativo de textos literários. O teste contendo sequencias didáticas foi aplicado em 2 grupos, sendo um grupo experimental e o outro controle. A variável utilizada no grupo experimental foi a música erudita e no grupo controle, foi trabalhada a produção de texto utilizando-se apenas de explicações à respeito do tema e dos tipos de textos a serem produzidos. Embora no próprio grupo experimental tenham surgido resultados não esperados em virtude de um subgrupo que se formou, o objetivo do trabalho foi atingido, demonstrando ao leitor e aos pesquisadores que a música erudita foi o diferencial no processo de produção de textos literários.