A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO: INSERINDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO COTIDIANO ESCOLAR E SOCIAL DOS JOVENS.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46063 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4157 "inscrito_id" => 2063 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO: INSERINDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO COTIDIANO ESCOLAR E SOCIAL DOS JOVENS." "resumo" => "A participação estudantil no processo de inclusão: inserindo a língua brasileira de sinais no cotidiano escolar e social dos jovens” se trata de um artigo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, pertencente ao grupo das escolas da 5º Gerência Regional de Ensino, na turma do 2º ano do Ensino Médio, a priori, cujo objetivo era desenvolver, junto ao macro campo de Participação Estudantil, competências e habilidades linguísticas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em prol de um eficaz acolhimento e inserção de estudantes surdos mudos no Ensino Público do Estado da Paraíba evitando, assim, que abandonem a escola pela falta de interação com os colegas e nos eventos propiciados pela escola. Para tal, realizamos visitas a Escola Bilíngue do Município de Sumé - PB a fim de conhecermos detalhadamente, por meio da observação quantitativa e qualitativa, aspectos e ações pertinentes e indispensáveis para concretização e inserção da Educação Inclusiva. Desenvolvemos também uma pesquisa colaborativa, que viabilizou aos participantes transformar-se em co-pesquisadores, ao estabelecerem perguntas e consequentemente procurarem respostas no processo de investigação sobre inclusão. Em seguida fizemos um estudo de caso em nossa escola no intuito de procurar fundamentos e esclarecimentos que auxiliassem numa maior e melhor adaptação de alunos surdo mudos no âmbito estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "ESCOLA, INCLUSÃO, PÚBLICO, PARTICIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID2063_17092018184609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA LARISSA DA MOTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ERIKA MOTA" "autor_email" => "erikinhalary@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46063 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4157 "inscrito_id" => 2063 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO: INSERINDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO COTIDIANO ESCOLAR E SOCIAL DOS JOVENS." "resumo" => "A participação estudantil no processo de inclusão: inserindo a língua brasileira de sinais no cotidiano escolar e social dos jovens” se trata de um artigo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, pertencente ao grupo das escolas da 5º Gerência Regional de Ensino, na turma do 2º ano do Ensino Médio, a priori, cujo objetivo era desenvolver, junto ao macro campo de Participação Estudantil, competências e habilidades linguísticas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em prol de um eficaz acolhimento e inserção de estudantes surdos mudos no Ensino Público do Estado da Paraíba evitando, assim, que abandonem a escola pela falta de interação com os colegas e nos eventos propiciados pela escola. Para tal, realizamos visitas a Escola Bilíngue do Município de Sumé - PB a fim de conhecermos detalhadamente, por meio da observação quantitativa e qualitativa, aspectos e ações pertinentes e indispensáveis para concretização e inserção da Educação Inclusiva. Desenvolvemos também uma pesquisa colaborativa, que viabilizou aos participantes transformar-se em co-pesquisadores, ao estabelecerem perguntas e consequentemente procurarem respostas no processo de investigação sobre inclusão. Em seguida fizemos um estudo de caso em nossa escola no intuito de procurar fundamentos e esclarecimentos que auxiliassem numa maior e melhor adaptação de alunos surdo mudos no âmbito estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "ESCOLA, INCLUSÃO, PÚBLICO, PARTICIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID2063_17092018184609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA LARISSA DA MOTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ERIKA MOTA" "autor_email" => "erikinhalary@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }