A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY E A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46072 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2996 "inscrito_id" => 10337 "titulo" => "A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY E A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "Este trabalho visa analisar alguns questionamentos a respeito do que consiste ensinar ciências para crianças, quais conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências, e como isso influencia o desenvolvimento delas, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos. Tais questionamentos buscarão ser analisados com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Para a elaboração desse trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte de pesquisa, artigos acadêmicos sobre a problemática do ensino de ciências e as metodologias empregadas pelos professores, bem como a análise de livros pertinentes a respeito do tema e visita in loco a SEMED (secretaria Municipal de Educação) tendo como base as escolas de educação infantil do município de Manaus-AM. Buscou-se traçar um paralelo do tripé que compõe o processo de ensino aprendizagem em relação ao ensino de ciências que é composto por docentes, alunos e a escola. Verificou-se que a investigação não se restringe à experimentação, que as professoras perceberem a necessidade de se introduzir atividades investigativas no plano social da sala de aula, reconhecerem a importância do desenvolvimento de procedimentos relacionados à inventividade científica, à emissão de hipóteses e a interpretação dos resultados, à argumentação lógico-abstrata. Também a necessidade de uma formação no curso de graduação mais bem estruturada no que tange o ensino de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONHECIMENTO DE CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10337_10092018212605.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL ALFANO BASTOS PEREIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RACHEL" "autor_email" => "bastoslove@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46072 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2996 "inscrito_id" => 10337 "titulo" => "A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY E A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "Este trabalho visa analisar alguns questionamentos a respeito do que consiste ensinar ciências para crianças, quais conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências, e como isso influencia o desenvolvimento delas, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos. Tais questionamentos buscarão ser analisados com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Para a elaboração desse trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte de pesquisa, artigos acadêmicos sobre a problemática do ensino de ciências e as metodologias empregadas pelos professores, bem como a análise de livros pertinentes a respeito do tema e visita in loco a SEMED (secretaria Municipal de Educação) tendo como base as escolas de educação infantil do município de Manaus-AM. Buscou-se traçar um paralelo do tripé que compõe o processo de ensino aprendizagem em relação ao ensino de ciências que é composto por docentes, alunos e a escola. Verificou-se que a investigação não se restringe à experimentação, que as professoras perceberem a necessidade de se introduzir atividades investigativas no plano social da sala de aula, reconhecerem a importância do desenvolvimento de procedimentos relacionados à inventividade científica, à emissão de hipóteses e a interpretação dos resultados, à argumentação lógico-abstrata. Também a necessidade de uma formação no curso de graduação mais bem estruturada no que tange o ensino de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONHECIMENTO DE CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10337_10092018212605.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL ALFANO BASTOS PEREIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RACHEL" "autor_email" => "bastoslove@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }