A REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46141 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2260 "inscrito_id" => 9905 "titulo" => "A REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A contaminação ambiental ocasionada pelo homem devido ao descarte inadequado de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é uma problemática presente na sociedade moderna, pois a presença desses materiais no meio ambiente pode alterar as características químicas, físicas e biológicas do solo. Sendo assim, é de fundamental importância que tal temática seja trabalhada em sala de aula, visando despertar nos educandos uma conscientização a respeito dessa adversidade. Nesse sentido, foi desenvolvida uma práxis com uma turma do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus Cabedelo, com o intuito de conscientizá-los sobre o descarte correto dos RSU. A pesquisa amparou-se nas metodologias qualitativa e participante. E, visando um processo de ensino e aprendizagem diversificado, algumas ferramentas didáticas foram utilizadas no desenvolvimento das aulas, como, a experimentação, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a contextualização; tais recursos foram fundamentais para facilitar a construção desse processo educacional. Portanto, a propositura de ensino descrita demonstrou-se eficiente, pois foi possível averiguar condições propícias de aprendizagem a todos os estudantes e, ainda, estes conseguiram refletir criticamente sobre a temática trabalhada, ao relacionar o saber científico com a cotidianidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID9905_09092018234139.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO JEAN FERNANDES TAVARES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciojeanftavares@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46141 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2260 "inscrito_id" => 9905 "titulo" => "A REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A contaminação ambiental ocasionada pelo homem devido ao descarte inadequado de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é uma problemática presente na sociedade moderna, pois a presença desses materiais no meio ambiente pode alterar as características químicas, físicas e biológicas do solo. Sendo assim, é de fundamental importância que tal temática seja trabalhada em sala de aula, visando despertar nos educandos uma conscientização a respeito dessa adversidade. Nesse sentido, foi desenvolvida uma práxis com uma turma do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus Cabedelo, com o intuito de conscientizá-los sobre o descarte correto dos RSU. A pesquisa amparou-se nas metodologias qualitativa e participante. E, visando um processo de ensino e aprendizagem diversificado, algumas ferramentas didáticas foram utilizadas no desenvolvimento das aulas, como, a experimentação, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a contextualização; tais recursos foram fundamentais para facilitar a construção desse processo educacional. Portanto, a propositura de ensino descrita demonstrou-se eficiente, pois foi possível averiguar condições propícias de aprendizagem a todos os estudantes e, ainda, estes conseguiram refletir criticamente sobre a temática trabalhada, ao relacionar o saber científico com a cotidianidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID9905_09092018234139.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO JEAN FERNANDES TAVARES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciojeanftavares@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }